Thiago Galhardo
Thiago Galhardo

Todas as chances já foram perdidas, não dá mais para vacilar. Diante do lanterna São Francisco, hoje, às 17h, ou o Remo vence e permanece vivo em busca de uma vaga nas semifinais da Taça Estado do Pará, ou poderá até terminar a rodada fora da zona de classificação – isso ocorrerá em caso de derrota diante do Leão santareno e vitória do Santa Cruz de Cuiarana sobre o Cametá, que também jogam hoje, no Parque do Bacurau.

“Temos que levantar a cabeça e buscar uma reação nesse jogo”, diz o meia-atacante Thiago Galhardo, que deve entrar no posto de Clebson no setor de armação. Com 9 pontos em 5 jogos (4º lugar), o Leão Azul está no “purgatório” na tabela – embolado com outras quatro equipes que ainda disputam as vagas na etapa decisiva do segundo turno do Parazão 2013.

Após o confronto no Colosso do Tapajós, terá apenas mais uma oportunidade para definir o que quer da vida – quarta-feira, contra o Águia de Marabá, no Baenão. Naturalmente, ninguém quer deixar para depois o que pode ser feito hoje. “O que passei para os jogadores é que, até o momento, é jogo do ano para a gente. É com esse espírito que temos de encarar essa partida, uma decisão para dar um passo definitivo à nossa classificação”, declarou o técnico Flávio Araújo, que na quinta-feira, após a derrota diante do Paragominas, fora de casa, chegou a colocar o cargo à disposição da diretoria do clube.

Como o presidente Sérgio Cabeça e o vice Zeca Pirão demonstraram total confiança no trabalho de Araújo e descartaram uma troca de comando na reta final do returno, o treinador segue “prestigiado” no comando da equipe. Já em relação aos jogadores, o clima no Baenão é de cobrança total. “Não abrimos mão da classificação e temos levado isso aos jogadores. Eles sabem que estão devendo. O clube tem dado do bom e do melhor, não poderíamos estar em uma posição tão difícil”, disse Zeca Pirão.

Pressão que os atletas dizem ser normal e que saberão administrar. “Jogador de futebol tem de conviver com isso. Ninguém queria estar nessa situação, mas já que estamos, temos de ter forças para sair. Os culpados somos nós, jogadores”, afirmou o zagueiro e capitão Carlinhos Rech, que deve voltar ao time depois de ter sido barrado na partida de quinta-feira. Ele pode entrar no posto de Mauro, que sentiu uma contusão na coxa direita no revés contra o Paragominas.

Um fator positivo pode ser o fato de o São Francisco estar na briga para fugir do rebaixamento – tem 11 pontos na classificação geral (7º colocado, empatado com o Águia, que é o último). “Eles estão brigando para fugir do rebaixamento, então não vão apenas esperar o nosso time. Podemos aproveitar”, acrescentou Rech.

O Liberal, 24/03/2013