Diego Ratinho
Diego Ratinho

A presença de um meia na ala direita do Remo não é uma novidade. A improvisação começou ainda na pré-temporada da equipe em Castanhal, com a entrada de Endy no posto que deveria ser de Walber ou de Rodrigo Guerra. No entanto, os dois laterais sofreram com problemas físicos e até agora sequer estrearam no Campeonato Paraense.

Agora, com a contusão sofrida por Berg, o time azulino também vai ter que jogar com um ala improvisado pela esquerda. Diego Ratinho foi o escolhido. Com Thiaguinho ainda em recuperação de uma cirurgia no tornozelo direito e o sub-20 Alex Ruan ainda tentando conquistar a confiança do técnico Flávio Araújo, Diego Ratinho se tornou rapidamente na única alternativa para o setor.

O meia de ligação tratou de incorporar o estilo polivalente, mas admite a preferência por atuar em sua posição de origem. “Jogar de lateral ou de ala não é minha função original, mas jamais vou recusar um pedido do treinador. Estou aqui no Remo para o que der e vier. Gosto de jogar como meia mas, pelas circunstâncias, o professor achou melhor fechar a linha de cinco do meio de campo com a minha presença. Vou procurar fazer o melhor”, afirmou o jogador.

Apesar de jamais ter jogado na posição, Diego Ratinho não vê tantas dificuldades em exercer a função de ala. “Minha primeira preocupação vai ser com a marcação. Quando o time estiver com a bola, a minha função vai ser fechar a linha de cinco para evitar o contra-ataque, principalmente pelo lado direito do ataque adversário”, comentou.

O papel de Diego Ratinho, mesmo improvisado na ala, não se restringirá à marcação. Como o esquema tático permanecerá sendoo 3-5-2, ele também terá que aparecer no ataque. Devido à responsabilidade extra, o meia tem treinado para aperfeiçoar fundamentos ofensivos, principalmente o cruzamento. “Como a minha principal característica é de armação pelo meio, vou ter que trabalhar os meus cruzamentos nos treinamentos. Vou procurar melhorar para ajudar cada vez mais, desempenhando melhor a função ofensiva. Independentemente de onde jogar, quero sempre ajudar o Remo”, enfatizou Diego Ratinho.

O Liberal, 02/02/2013