Remo 3x1 Cametá (Leandro Cearense)
Remo 3x1 Cametá (Leandro Cearense)

O reencontro de Vélber com a torcida do Remo terminou com festa, mas não para o meia e sim para o Leão que venceu o Cametá por 3 a 1 de virada e foi à liderança do returno do Parazão 2013.

A vitória azulina teve a marca da estreia de Clebson como titular e do também meia Diogo Capela no Remo, mas os gols azulinos foram dos velhos conhecidos da torcida remista. Fábio Paulista, de pênalti, Thiago Galhardo e Zé Antônio, este último de falta, fizeram os do Leão, enquanto que Wilson Guerreiro, de cabeça, fez o do Cametá.

Com o placar, enquanto o Remo foi à liderança do returno com 9 pontos, o Cametá ficou na penúltima colocação com apenas um ponto somado no turno, à frente apenas do lanterna São Francisco, que segue zerado nesta etapa da competição.

Com os três pontos na mala, o Leão se prepara agora para enfrentar o clássico “Rei da Amazônia” contra o Paysandu, na reedição da final do primeiro turno, conquistado pelos bicolores, às 16h deste domingo (17/03), no Mangueirão, em Belém. Já o Cametá, às 20h do sábado (16/03), receberá a Tuna diante de sua torcida no Parque do Bacurau, em Cametá.

Estreando seu novo meio de campo, com a dupla Clebson e Thiago Galhardo na armação, o Remo começou o jogo com mais posse de bola e com a infiltração dos volantes Jhonnatan e Gerônimo como elementos surpresas e conseguiu o primeiro lance de perigo do jogo. Guerra, que voltou ao time, recebeu na direita e cruzou rasteiro. A bola passou entre a chuteira de Leandro Cearense e a luva de Labilá e se perdeu do pela lateral do outro lado do campo, aos 3 minutos.

A resposta do Cametá veio três minutos depois, quando Souza recebeu na esquerda e arriscou na intermediária. Landu tentou desviar, não achou e viu Fabiano se esticar todo para espalmar a bola, que tinha destino certo no cantinho direito do gol azulino.

O Remo passou a comandar, principalmente quando os alas, Berg pela esquerda e Guerra pela direita, apareciam na partida. Aos 18 minutos, Guerra iniciou a jogada que Fábio Paulista terminou finalizando a redonda, da entrada da área, para a linha de fundo. Aos 20 minutos, Berg recebeu em velocidade, driblou a marcação e bateu cruzado para Guará cortar o perigo.

Quando a torcida azulina já esperava pelo próximo ataque para deixar de gritar “uh” e festejar um gol, Vélber, ex-Remo, cruzou na área e Wilson Guerreiro apareceu de cabeça para abrir o placar para o Cametá, aos 22 minutos.

Com o gol levado, o meio de campo remista deixou de ter o domínio da bola e o Cametá equilibrou o jogo no Baenão. Porém, assim como aconteceu com o Leão, ocorreu com o Mapará. Quando os comandados de Ferreti aspiravam o que seria seu segundo gol na partida, os jogadores de Flávio Araújo foram quem festejaram. Aos 34 minutos, Zé Antônio bateu forte e Adelson, na barreira, colocou a mão na bola. Pênalti marcado pelo árbitro Marco Antônio da Silva Mendonça e convertido pelo atacante Fábio Paulista, aos 39′.

O Cametá ainda teve a chance de se recolocar à frente no placar quando Emerson Bala recebeu o lançamento sozinho na área, dominou, olhou e bateu na saída do goleiro Fabiano, que conseguiu fechar o ângulo do atacante cametaense e defendeu.

Aos 2 minutos da segunda etapa da partida, veio a chance de Emerson Bala marcar para o Mapará. Ele entrou na área e contou com a bobeira da dupla de zaga remista para completar o cruzamento de Américo, na pequena área, mas bateu com a canela e acabou indo para as redes remistas sozinho. A bola foi defendida pelo goleiro Fabiano.

O Remo, por sua vez, passou a priorizar a calma e a cadência para conter os ataque do Cametá e se mostrou superior, principalmente, no meio de campo, mas esbarrava nos erros de passe de seus principais articuladores, Clebson e Thiago Galhardo. Este último, aliás, ainda buscou mais a movimentação, mas pouco criou.

Se não dava para criar, então foi o jeito finalizar. Fábio Paulista recebeu na direita e lançou Rodrigo Guerra, que cruzou no pé de Thiago Galhardo. O camisa 10 bateu de primeira e estufou a rede de Labilá para virar a partida para o Remo no Baenão, aos 23 minutos.

Nas últimas duas partidas, Galhardo fez o gol da vitória remista, mas Zé Antônio, em cobrança de falta, não deixou. O camisa 4 mandou um torpedo no canto esquerdo de Labilá, que ainda tentou espalmar, mas teve mesmo que ir buscar a bola na rede: 3 a 1 para o Remo!

Já nos acréscimos, Thiago Galhardo conseguiu sair de uma marcação dupla e deixou para Val Barreto, na área do Cametá. O “Valotelli” foi para o domínio, mas tocou forte na bola e viu Labilá defender a que foi a última chance de gol do jogo.

Portal ORM, 13/03/2013

Clique aqui e assista aos melhores momentos da vitória remista de virada sobre o Cametá