Flamengo (RJ) 3x0 Remo
Flamengo (RJ) 3x0 Remo

Definitivamente, o Flamengo (RJ) reencontrou o bom momento em Volta Redonda (RJ). Após vencer o Fla-Flu no último domingo pelo Campeonato Carioca, a equipe do técnico Jorginho repetiu pela primeira vez a escalação, a boa atuação, e venceu Remo por 3 a 0 na noite desta quarta-feira, pela Copa do Brasil, no Raulino de Oliveira. Estádio este onde a equipe tem 100% de aproveitamento em quatro jogos na temporada. Local que também trouxe a fase de goleador de volta a Hernane. O atacante, que há quatro dias quebrou um jejum de cinco partidas sem marcar, fez todos os gols do triunfo e chegou a ouvir gritos de “melhor que Neymar” e “Hernane é Seleção”. Um jogador não balançava a rede três vezes em um mesmo jogo com a camisa do Flamengo desde novembro de 2011 (87 partidas). O último tinha sido Thiago Neves, na goleada por 5 a 1 sobre o Cruzeiro (MG), pelo Campeonato Brasileiro.

“Não poderia ser melhor. A gente se entristeceu muito por um lado, mas por outro vamos ter um tempo bom para trabalhar. A forma como a gente jogou contra o Fluminense e hoje contra o Remo, o time conseguiu virar completamente a página”, disse o técnico Jorginho, referindo-se ao fato de o time estar eliminado no Campeonato Carioca, mas ter vencido os últimos dois jogos.

No meio de 3.614 pessoas presentes ao estádio (2.578 pagantes), o presidente rubro-negro, Eduardo Bandeira de Mello, assistiu à vitória em um camarote com sócios-torcedores. A renda da partida foi de R$ 52.605,00. O placar eliminou os paraenses e classificou o Rubro-Negro, que já havia vencido por 1 a 0 em Belém, para a segunda fase da Copa do Brasil. O adversário será o Campinense (PB), que eliminou o Sampaio Corrêa (MA) nos pênaltis, no Maranhão. O primeiro jogo está previsto para ser realizado no dia 01 ou 08/05. A volta, caso não elimine o adversário fora de casa, será em 15 ou 22/05.

Antes, o Flamengo volta a campo pela última rodada da Taça Rio neste sábado, contra o Macaé (RJ), no estádio Moacyrzão. Já o Remo volta suas atenções para o Campeonato Paraense. O time tem pela frente o clássico com o Paysandu, também no sábado, no Mangueirão, pela semifinal do segundo turno do Estadual.

Com Remo no ataque, Flamengo e Hernane aproveitam

A previsão do técnico Jorginho, que esperava encontrar um adversário recuado, não se realizou. Pudera. O Remo precisava sair para o jogo pois só uma vitória o classificaria. O Flamengo, que geralmente encontra dificuldades para furar retrancas, agradeceu. A equipe teve quatro contra-ataques no primeiro tempo, quase sempre perigosos. Muitos deles com Rafinha. Pela direita, o rápido atacante chegava na área, mas parava na boa atuação do goleiro Fabiano. O camisa 1 do Remo só não pôde fazer nada quando ficou só contra dois. Após vacilo na saída de bola, Rafinha avançou livre e deu passe açucarado para Hernane, na saída do arqueiro, abrir o placar aos 35 minutos.

O atacante estava inspirado, deu até caneta no meio de campo e arrancou aplausos da torcida, mas exagerou ao tentar marcar de calcanhar, ao receber na área com a meta sem goleiro. A pontaria foi ruim e a bola foi para fora, fraquinha. A vantagem no placar só não foi maior porque Fabiano não deixou. Ele fez uma grande defesa na pancada de Amaral que tinha endereço no cantinho. Mesmo sem jogar recuado, o Remo só levava perigo nas bolas paradas de Zé Antônio. A exceção foi um raro contra-ataque já no fim da etapa, quando Val Barreto ganhou na velocidade da zaga rubro-negra e finalizou, mas Felipe evitou o empate. O prejuízo rubro-negro foi outro. Ramon levou uma pancada na coxa e deixou o campo para a entrada de João Paulo.

No segundo tempo, foi a vez de Gabriel aparecer. Tímido na etapa inicial, o meia-atacante, que jogou com o número 208 em uma ação de marketing do patrocinador do clube, também virou garçom de Hernane. Logo aos 4 minutos, passou no meio de dois marcadores e rolou para o artilheiro novamente só completar para a rede. No terceiro, o atacante mostrou oportunismo e bom posicionamento após chute de Luiz Antonio e rebote de Fabiano. Que dia do camisa 9 rubro-negro, que ainda teve chance de fazer mais.

Apesar dos gols, a atuação segura do Flamengo na primeira etapa não se repetiu. Antes de levar o terceiro, o Remo esteve perto de diminuir com Val Barreto e Leandro Cearense, aproveitando buracos na zaga rubro-negra. Sorte carioca que a pontaria paraense não estava calibrada. O técnico Flávio Araújo tentou jogar o Remo para frente ao tirar o zagueiro Carlinho Rech e colocar o meia Clbbson. Aos 35 minutos, porém, Nata foi expulso e os azulinos ficaram com 10. Houve ainda mais espaço para o Flamengo e Rafinha. Com grande atuação, o atacante quase virou garçom de novo, dessa vez para Gabriel. Só que o goleiro Fabiano salvou o chute à queima-roupa do meia-atacante. Só não evitou a eliminação.

Globo Esporte.com, 17/04/2013