Baenão
Baenão

Mais de 12 mil pessoas foram até o Baenão nesta segunda-feira, dia 14/01, para acompanhar a vitória do Remo sobre o Santa Cruz de Cuiarana por 1 a 0, no encerramento da primeira rodada do Campeonato Paraense 2013. Em uma partida bastante equilibrada, a estrela do atacante Val Barreto brilhou e o jogador acertou, aos 24 minutos do segundo tempo, um belo chute no ângulo do goleiro Evandro, lance que definiu o jogo.

Com a vitória o Leão assumiu a vice-liderança e volta a campo ainda este semana para enfrentar, na próxima quinta-feira, dia 17/01, a Tuna Luso, no Estádio Olímpico do Pará, no primeiro clássico da competição. Já o Tigre do Salgado também jogará no mesmo dia, em Salinas, contra o São Francisco, equipe que empatou a partida de estreia contra o Paysandu no último minuto.

Primeiro tempo de equilíbrio, com ligeira vantagem para o time de Salinas

O jogo começou agitado, com os jogadores de Remo e Santa Cruz correndo muito em campo. O Tigre, nos minutos iniciais, fazia valer o entrosamento e conseguia manter a bola no campo do Leão, que sentia um pouco de dificuldade para sair jogando. A resposta do Remo só veio aos oito minutos do primeiro tempo com o volante Nata, que arriscou de muito longe, mas sem qualquer perigo para a meta do goleiro Evandro.

Em outro bom momento, o Santa Cruz conseguiu roubar a bola com Rayro no meio-campo. O lateral avançou até a intermediária, lançou o atacante Jailson, que tentou o cruzamento e ganhou o escanteio. Na cobrança de Soares, a bola veio com “veneno” e obrigou o goleiro Fabiano a fazer grande defesa. A primeira bola defendida por Evandro aconteceu somente aos 16 minutos do primeiro tempo, quando Josy lançou na área e o goleiro do Santa subiu e segurou a bola.

Os lances perigosos, de fato, aconteceram somente depois dos 20 minutos. Depois de bate e rebate na área, a bola sobrou e o atacante Fábio Paulista chutou à direita do goleiro do Tigre. A resposta do Santa veio com Fininho. O meia recebeu na meia lua e bateu consciente, a redonda bateu na trave com efeito, tocou em Fabiano e saiu para a linha de fundo. Aos 24′, novamente o Leão teve a chance de abrir o placar com Nata. Ele recebeu e chutou forte. Evandro fez a defesa e deu rebote.

Depois que cresceu no jogo, a partir dos 30 minutos, o Remo deixou sua defesa mais aberta, proporcionando o contra-ataque ao time adversário. Foi assim quando Zé Antônio não conseguiu passar do meio-campo e foi travado. Com a posse de bola, o Santa armou boa jogada com Jailson, que lançou Fabio Oliveira. O atacante chutou forte e a bola passou perto do gol remista. A resposta chegou no minuto seguinte com Josy, que escapou pela lateral, mas errou o passe.

O Leão continuou pecando na armação. Com Endy apagado, Josy era o responsável por toda a criação. O Santa Cruz, por outro lado, aproveitava as bolas roubadas no meio-campo e chegava com perigo ao ataque. Fábio Oliveira e Fininho até tiveram duas boas oportunidades no final do primeiro tempo, mas nenhuma se concretizou em gols. O primeiro tempo encerrou com três minutos de acréscimos.

No segundo tempo, brilhou a estrela de Val Barreto

Flávio Araújo e Mário Henrique voltaram para o segundo tempo sem nenhuma alteração. Os dois times mantiveram a mesma pegada, com jogo lá e cá. O Remo teve bom lance a seu favor aos três minutos. Charles fez falta em Branco na entrada da área. Zé Antônio cobrou na barreira, a bola sobrou para Josy que chutou cruzado, passando perto de Evandro. Melhor em campo, o Remo voltou a atacar com Fábio Paulista, sempre perigoso quando era acionado.

Aos 10 minutos da etapa complementar, estava clara a orientação repassada por Flávio Araújo: adiantar a marcação. O Santa Cruz, àquela altura, tinha mais dificuldade para sair jogando e o Leão aproveitava para chegar ao ataque. Foi quando o treinador azulino mandou Edilsinho para o aquecimento, com o objetivo de ajudar na articulação das jogadas ao lado de Endy. Josy foi quem deixou o gramado.

A alteração surtiu efeito logo no lance seguinte. Fábio Paulista recebeu a bola na meia-lua, girou, tinha a opção de tocar para Edilsinho, preferiu chutar e acabou travado pelo zagueiro Charles. Em campo no lugar de Branco, Val Barreto iniciou outra boa jogada, tocou para Edilsinho, que deixou Fábio Paulista sozinho, de frente para o gol, mas o toque passou ao lado do goleiro Evandro.

Aos 21 minutos, talvez a chance mais real de gol. Soares recebeu embaixo do travessão, chutou em cima de Fabiano por duas vezes consecutivas. Grande defesa do goleiro azulino, empolgando a torcida. A recompensa do Leão veio aos 24 minutos. Val Barreto recebeu na lateral, cortou o zagueiro Roberto e acertou um chute lindo, que só parou no fundo das redes de Evandro: Remo 1 a 0, para delírio da torcida.

Depois do primeiro gol, o Remo mandou no jogo e, por duas vezes, teve chances reais de ampliar a vantagem. Fábio Paulista, sempre perigoso, deu trabalho ao goleiro Evandro, que fez grandes defesas na reta final do jogo. Val Barreto e Edilsinho, responsáveis pela mudança no sistema de jogo do Leão, permaneciam alternando bons momentos. O Santa Cruz parecia “ter jogado a toalha”.

Globo Esporte.com, 14/01/2013

Foto: @MauricioElleres