PSC 3x1 Remo (Val Barreto)
PSC 3x1 Remo (Val Barreto)

Desde a definição do duelo entre Remo e Paysandu em uma das semifinais da Taça Estado do Pará, ficou no ar a questão acerca da arbitragem das partidas. Os diretores azulinos afirmaram que não haveria problema em jogar com uma arbitragem local, enquanto diretores bicolores davam declarações preferindo uma arbitragem Fifa, como foi nos últimos três encontros.

A expectativa nessa quarta-feira era de um sorteio entre um trio formado por árbitros Fifa e um por árbitros do quadro regional, mas uma declaração de última hora do Departamento de Arbitragem da CBF, avisando que não havia disposição de árbitros Fifa para esse final de semana, mudou os planos. Remo, Paysandu e o Departamento de Arbitragem da FPF se reuniram na tarde de ontem e optaram que, pelo menos para o primeiro jogo, a arbitragem será local. O arbitro sorteado para mediar o duelo foi Joelson Silva dos Santos, auxiliado por Ricardo Coimbra e Hélcio Neves.

O retrospecto recente de Joelson inclui a arbitragem do jogo Paragominas 1×0 Remo pela quinta rodada do segundo turno e o jogo Paysandu 6×1 São Francisco nas semifinais do primeiro turno. Se o retrospecto do árbitro este ano parece dar sorte ao Paysandu, para a superstição azulina conta o fato do clube ter vencido um único Re-Pa com arbitragem local esse ano – Remo 2×1 Paysandu, no primeiro turno.

Diário do Pará, 05/04/2013