Charles Guerreiro
Charles Guerreiro

Em que pese o fato de estar sem clube local há bastante tempo e, ainda, afastado do futebol paraense até ser contratado pelo Paragominas, o técnico Charles Guerreiro assegura conhecer o adversário de sua equipe nas semifinais da Taça Cidade de Belém, o Remo, amanhã, às 20h30, na Arena Verde, em Paragominas. O treinador revela que antes de ir para o União Rondonópolis (MT), onde passou uma semana, disputando uma partida – contra o Mixto (MT) -, assistiu a alguns jogos dos azulinos na fase de classificação do primeiro turno do Campeonato Paraense.

Até mesmo o principal jogador remista, o meia Thiago Galhardo, é bem conhecido do comandante do Jacaré. As partidas que viu do Leão no Estadual deixaram em Guerreiro uma boa impressão. “É um time que conseguiu se encorpar aos poucos e hoje passa por um bom momento”, elogia. “O Remo, não é segredo, é um time de grande torcida e merece o máximo de respeito”, salienta. O treinador, porém, ressalta que o grupo que assumiu na última segunda-feira também tem o seu valor. “Tanto que está na penúltima etapa do turno e em condições de brigar de igual para igual com o seu adversário”, compara.

Um dos aspectos do Jacaré mais elogiado pelo treinador é a força ofensiva da equipe, que tem em Aleílson, artilheiro do campeonato com sete gols, sua principal referência. “Para quem joga tentando reverter a vantagem do empate do adversário, ter um ataque forte e positivo como o do Paragominas é relevante”, comenta Guerreiro. De acordo com o regulamento do Paraense, o Leão tem a vantagem do empate por ter sido o primeiro colocado da fase de classificação.

De ante mão, em função do pouco tempo que está à frente do time, o treinador não mexe na formação que vem jogando. “É um momento para manter a base e ouvir quem já estava aqui”, diz Guerreiro, referindo-se, no caso das informações, ao restante da comissão técnica que é a mesma da época do ex-treinador da equipe, Fran Costa.

Um dos cuidados a ser adotado pelo Jacaré chama-se Thiago Galhardo, que Guerreiro conhece muito bem. “Quando estive trabalhando lá no Rio, vi boas partidas desse jogador, que tem muita qualidade”, elogia.

Sobre o comportamento de seu time dentro das quatro linhas, Guerreiro promete dosar cautela e ousadia. “Jogando em casa temos de procurar fazer a diferença, mas também o time não pode se abrir muito, sob pena de sofrer gols”, argumenta.

Guerreiro observa que no jogo entre as equipes, na fase classificatória, o Paragominas conseguiu fazer uma boa apresentação em Belém, embora tenha deixado o Mangueirão amargando a derrota (3 a 2). “É um aspecto positivo em nosso favor”, arremata.

O Liberal, 13/02/2013