Francisco Rosas
Francisco Rosas

O Remo pode estar a duas semanas de dar uma guinada em sua trajetória recente, que tem sido de derrotas e penúria financeira. A diretoria acredita que nesse tempo terá em mãos as oito certidões negativas que dará direito ao clube de gerar renda para o futebol profissional e para os esportes amadores.

À espera do sinal verde estão importantes patrocinadores, entre eles, a Caixa Econômica Federal e um grupo empresarial interessado em investir na área do Carrossel, anexa ao estádio Baenão. No entanto, estes e outros possíveis negócios dependem do clube conseguir na Receita Federal as Certidões Negativas de Débito, para assim o dinheiro não ficar retido pela Fazenda ou mesmo pela Justiça do Trabalho.

Futebol, futsal, basquete, natação e regata serão beneficiados pela injeção financeira. O futebol se beneficiaria porque busca novas fontes de renda para investir nas categorias de base e já será um grande avanço. Os esportes olímpicos têm como tendência obter recursos a partir de projetos via Lei de Incentivo ao Esporte.

Francisco Rosas, assessor da presidência do Remo, explicou que a legislação do Governo Federal prevê incentivos fiscais às empresas que invistam no esporte olímpico em clubes. Só que, obviamente, para obter esses recursos o clube deve estar com suas dividas com a Fazenda equacionadas.

Ele explica que são oito certidões ao todo, e o processo para conseguir esses documentos “está bem adiantado, para que possamos conseguir negociar com dívidas e conseguir patrocinadores no futuro, além de negociar a dívida do clube”, afirmou Rosas, que foi encarregado dessa missão pelo presidente Zeca Pirão.

O contador vem levantando documentos em vários órgãos que permitirão a diretoria remista ter em mãos todas as certidões necessárias até o final deste mês. Esse processo começou em julho, quando foi encarregado de fazer uma devassa nas contas do clube. “Estamos visitando os órgãos para obter estas certidões negativas e a previsão é de que em duas semanas já tenhamos todas as oito certidões em mãos para deixar o clube saneado”, projetou.

Além do Departamento de Futebol Amador, quem também aguarda com ansiedade as certidões negativas é o tradicional Departamento de Desportos Aquáticos do Remo. Com diversos projetos, o setor aguarda somente a concretização das certidões para colocá-los em prática e, assim, obter um estímulo importantíssimo para a reestruturação do esporte mais tradicional e o pioneiro do clube: a regata.

“Existem vários projetos dentro do clube que dependem desta documentação para serem colocados em prática e é por isso que estamos trabalhando para conseguir deixar o Remo em condições de buscar apoio financeiro para tornar tudo isso realidade”, ressaltou Francisco Rosas.

Amazônia, 02/08/2013