Cristino Mendes, diretor jurídico da FPF
Cristino Mendes, diretor jurídico da FPF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai tentar cassar a ação do torcedor do Clube do Remo na Justiça Comum, que pediu a suspensão dos jogos do Genus (RO) na Série D do Campeonato Brasileiro. Paulo Roberto, advogado da entidade, já está em Belém, mas apesar de informações darem conta de que a CBF já havia entrado com um agravo de instrumento para rever a decisão, o advogado da Federação Paraense de Futebol (FPF), Cristino Mendes, informou que somente nesta quarta-feira é que o representante vai iniciar os procedimentos na 1ª Vara Civil de Ananindeua e no Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJE-PA). A decisão em derrubar ou não a liminar também pode sair durante todo o dia de hoje.

A CBF contesta a liminar, alegando que a suspensão das partidas estaria prejudicando o Genus (RO), a entidade, os demais clubes do Grupo A1 (Nacional-AM, Náutico-RR, Plácido de Castro-AC e Paragominas) e a Série D. Cristino Mendes tentou colocar o advogado Paulo Roberto em contato com a reportagem, porém, ele se mostrou preocupado com uma possível represália dos torcedores do Remo e não quis conceder entrevista.

“Ele não quis falar por uma questão de ética e temendo algum problema para ele, já que informações dão conta que a torcida do Remo estaria pensando em fazer uma manifestação na FPF durante essa quarta-feira. O que posso adiantar é que hoje, no máximo até quinta-feira, nós vamos entrar com os procedimentos necessários no TJE e no fórum de Ananindeua”, falou Cristino.

Denúncia no STJD

Na última segunda-feira a Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o Remo por tentar se beneficiar de medidas obtidas por meio de terceiros, já que o Leão é o principal favorecido na ação impetrada no Poder Judiciário pelo torcedor Wendell Figueiredo.

Segundo a Procuradoria, o Remo já causou transtorno em pelo menos cinco entidades desportivas, as quais ele cita as Federações de Futebol do Amazonas e Rondônia, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Genus (RO) e o Nacional (AM). De acordo com o referido artigo do CBJD, o Remo pode sofrer punições severas, como a exclusão de torneios organizados pela Confederação Brasileira de Futebol e, ainda, pagar multa que pode variar entre R$ 100 e R$ 100 mil.

Globo Esporte.com, 10/07/2013