Procura por ingressos está sendo grande nas bilheterias do Baenão
Procura por ingressos está sendo grande nas bilheterias do Baenão

A entrada no estádio, a venda de bilhetes destinados às gratuidades e o movimento de saída de veículos do entorno do Mangueirão foram avaliados por autoridades ontem, no Ministério Público (MP), como os principais problemas do último Re-Pa. Em reunião, os envolvidos na realização de jogos de futebol que envolvem grandes clubes, aceitaram atuar em busca de melhorias. As primeiras devem ser tomadas já para o próximo clássico, marcado para o dia 17/03.

Além dos promotores Nilton Gurjão e Domingos Sávio, do MP, estiveram presentes na reunião representantes da Polícia Militar (PM), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Federação Paraense de Futebol (FPF), além de outros órgãos do Governo do Estado e Prefeitura de Belém e diretores de Remo e Paysandu. Em pauta estavam os assuntos que trouxeram mais uma vez dor de cabeça aos torcedores, motivo principal do espetáculo.

Neste quesito, o primeiro grande problema esteve com a BWA, empresa responsável pela confeccção dos ingressos. O atraso na entrega dos bilhetes comprometeu o cronograma de vendas e consequentemente deu início a um tumulto, verificado principalmente no dia em que as meias entradas foram postas à venda.

Edson Nestor, representante do Remo responsável pals entradas, disse que conversará com o presidente azulino, Sérgio Cabeça, para fortalecer um movimento para impedir a empresa de trabalhar no futebol do Estado. Já os promotores exigiram que, caso a BWA continue fabricando os ingressos, a encomenda seja feita com a exigência de entrega da carga com antecedência que ofereça tempo para comercialização, tendo em vista a grande demanda.

Ainda no que se refere aos bilhetes, o MP chamou atenção à necessidade de um novo método para a entrega e fiscalização de ingressos destinados às gratuidades, como idosos e deficientes físicos. O diretor de segurança do Paysandu, Carlos Silva, propôs um teste já para o jogo deste sábado, do time bicolor contra o Paragominas, na Curuzu.

“Temos um cadastro prévio de idosos que vão aos jogos. Às 15h receberemos os cadastrados e, com a apresentação da carteira da Secult e de identidade, vamos conferir e liberar o ingresso”, disse ele, que descredenciou 34 idosos que venderam seus bilhetes no último Re-Pa. “Esperamos que futuramente o Clube do Remo adote esta medida”, acrescentou o promotor Nilton Gurjão.

A entrada de torcedores, normalmente tumultuada, também foi debatida. O MP sugeriu à Seel que os postos onde ficam as catracas tenham muros derrubados, ampliando-se assim a área de entrada. O diretor do estádio, Saulo Aflalo, prometeu consultar o engenheiro responsável para que a medida seja posta em prática já no clássico do dia 17/03, ainda que de maneira paliativa.

“Esperamos em 19/05 iniciar reformas no gramado e catracas”, disse ele, lembrando que a área do estádio passará por uma reformulação, transformando-se em um complexo esportivo. Saulo afirmou que o processo de licitação para a obra será aberto em breve, mas não soube precisar data.

Uma das reivindicações da Polícia Militar que será atendida pela reformulação citada será a de instalação de postes de iluminação nos arredores do estádio. A PM pediu ainda que os portões (A1, A2, A3, B1, B2 e B3) ganhem placas informativas, orientando torcedores sobre os melhores lugares para entrar com crianças, por exemplo.

Outra medida cobrada com urgência pela PM é a da instalação de guarda-corpos no lugar dos parapeitos das arquibancadas, considerados baixos. O coronel Roberto Campos, da PM, teme que em momentos de êxtase da torcida, vidas sejam postas em risco.

Amazônia, 07/03/2013