Val Barreto
Val Barreto

Uma das maiores polêmicas do clássico foi a solicitação dos clubes para que a partida tivesse arbitragem de fora do Estado, sob a alegação de que os profissionais paraenses teriam cometido muitos erros durante a fase de classificação e semifinal. Porém, além de alguns lances polêmicos, a arbitragem do mineiro Ricardo Marques Ribeiro deixou uma marca para a sequência do Campeonato Paraense, após o árbitro ter dado cartão amarelo para o atacante Val Barreto, do Remo, e não ter colocado na súmula.

Para quem não lembra, o lance aconteceu aos 40 minutos do segundo tempo, quando o jogador fez uma falta dura no meio-campo. O árbitro, claramente, apresentou o cartão para o atacante do Remo, mas acabou esquecendo de registrar na súmula. Se tivesse sido validado o cartão, Val Barreto estaria fora do jogo contra o Santa Cruz de Cuiarana, já que está pendurado com dois cartões amarelos.

O presidente da Comissão de Arbitragem, José Guilhermino de Abreu, comentou o erro do árbitro escolhido por bicolores e remistas. “Isso só prova que todos são passíveis de erros, não apenas os nossos árbitros. Já ouvi muita reclamação sobre o jogo de domingo e essa é mais uma. Logicamente, o árbitro não fez por mal, porém acabou esquecendo e o Val Barreto foi beneficiado”, disse.

Perguntado sobre a possibilidade do Tribunal de Justiça Desportiva utilizar de imagens para poder punir o atacante, Guilhermino foi taxativo. “Essa possibilidade não existe. O Val Barreto não aparece na súmula e está liberado para jogar pelo Remo, permanecendo com dois cartões amarelos”, explicou.

Globo Esporte.com, 06/03/2013