Vanessa Egla
Vanessa Egla

Sem atuar desde o dia 05/05, quando foi derrotado pelo Paragominas na final da Taça Estado do Pará, o Segundo Turno do Campeonato Paraense e, consequentemente, ficando sem calendário para o segundo semestre, o Clube do Remo segue tendo chances de garantir vaga na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano.

Após a tentativa de herdar a vaga do PFC, contestando o regulamento da competição e, logo depois, tentando ficar com a vaga destinada de Rondônia, com as desistências de Vilhena (RO) e Pimentense (RO), campeão e vice do Campeonato Rondoniense 2013, respectivamente, ambas sem sucesso, o Leão agora pode conquistar a vaga graças a uma ação judicial de três advogados torcedores do clube paraense.

Visivelmente sem esperanças, a diretoria do clube e a própria grande maioria dos torcedores do Leão não escondem a preocupação com uma futura punição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), juntamente com a FIFA. Apesar disso, Valber Motta, advogado e um dos torcedores que entraram com a ação, se diz tranquilo quanto ao assunto. Segundo ele, um estudo de possíveis consequências foi feito antes da decisão.

“Estamos tranquilos quanto a isso. Não temos vínculo com o Clube do Remo. Esse movimento está sendo feito por torcedores de arquibancada e jamais iríamos querer o mal do clube. Houve um estudo antes de entrar com a ação contra a CBF. Temos exemplos no futebol de Portugal e Bélgica, onde os clubes não sofreram punições da FIFA”, afirmou.

O argumento utilizado pelos torcedores é de uma possível inscrição irregular do Gênus (RO), terceira opção da Federação Rondoniense de Futebol na Série D. “Pelo regulamento, o Genus está inscrito irregularmente no campeonato, sendo inscrito após o início da competição. Por isso, pedimos que a equipe seja eliminada, pelo prazo não cumprido, e o clube do Remo pegue a vaga que lhe é de direito”, finalizou Vanessa Egla, advogada e torcedora que também entrou com a ação.

Globo Esporte.com, 11/06/2013