Remo 2x1 PSC (Diogo Capela)
Remo 2x1 PSC (Diogo Capela)

Remo e Paragominas vão decidir a Taça Estado do Pará, o returno do Campeonato Paraense em dois jogos. O primeiro deles acontece já nesta quarta-feira, 01/05, feriado do Dia do Trabalho. A segunda partida acontece no domingo, 05/05, quando será conhecido o campeão do returno do Estadual, que decidirá o título máximo da competição contra o Paysandu, campeão do primeiro turno.

Por ter somado 19 pontos, um a mais que o Leão ao longo das fases classificatória e semifinais, o Paragominas tem a vantagem de fazer o jogo de volta em sua casa, a Arena Verde, em Paragominas. Além disso, o Jacaré ainda tem a seu favor a vantagem de jogar por dois resultados iguais.

O Remo chegou à decisão do returno ao derrotar, por duas vezes, o seu principal rival do Estado, o Paysandu. Em ambas as partidas, o Leão aplicou 2 a 1 na equipe bicolor. Já o Paragominas teve campanha inferior ao seu adversário na final da Taça Estado do Pará.

No primeiro jogo que fez com a Lusa, o Jacaré apenas empatou, sem gols, em Belém. Na partida de volta, ontem, em Paragominas, o time do interior confirmou seu favoritismo, vencendo de virada, por 2 a 1. Com o resultado, o PFC passou a somar 19 pontos na contagem geral do returno, superando o Remo, que fez 18 pontos.

A decisão do turno, além da Taça Estado do Pará, dará ao seu campeão o direito de representar o Pará na Série D do Brasileirão deste ano, o que seria um feito inédito na curta história do Jacaré, que disputa pela primeira vez o Estadual.

Já ao Remo, a participação no campeonato nacional representa a reabilitação do clube no cenário do futebol brasileiro, já que no ano passado, o Leão teve de contar com a desistência do Cametá para poder disputar o Brasileirão, em uma situação que gerou muita polêmica, com os azulinos sendo acusados de terem comprado a vaga na competição.

Um fato curioso na decisão do returno é que Jacaré e Leão voltam a se enfrentar em jogos decisivos no Parazão. Uma das semifinais do primeiro turno aconteceu justamente entre Remo e Paragominas, com o Leão tendo, àquela altura, a vantagem de decidir a vaga na final em Belém. No primeiro jogo, em Paragominas, houve empate por 2 a 2 e, na segunda partida, o Leão, tirando proveito dos fatores campo e torcida, aplicou 2 a 0, garantindo sua ida à final da Taça Cidade Belém, que acabou perdendo para o Paysandu, com um empate (1 a 1) e uma derrota (2 a 1).

O Liberal, 29/04/2013