Coletivo movimentou jogadores do time profissional e da base

Ao longo desta semana, Flávio Araújo deverá comandar pelo menos mais dois coletivos para começar a definir a formação azulina para o amistoso do dia 28/12, contra o Castanhal, no Baenão. Esta é a única partida até aqui programada pela diretoria do clube antes da estreia no Paraense, dia 14/01, contra o Santa Cruz de Cuiarana.

O elenco remista viaja no dia 02/01 para Castanhal, onde fará sua pré-temporada com vistas à temporada de 2013. Os treinos do time na cidade serão realizados nos campos do União e Pirapora. O ex-zagueiro Almir Conceição, procurador do atacante Leandro Cearense, está servindo de representante do Leão para tratar da permanência do time em Castanhal.

A volta do elenco da Cidade Modelo está prevista para o dia 13/01, portanto, véspera da estreia no Parazão. O grupo treinará à noite, no Baenão, palco da partida com o Santa Cruz, conforme informou o diretor do clube, Sérgio Dias, que acompanhou o coletivo.

O zagueiro Henrique (30 anos) avaliou como positivo o primeiro coletivo realizado pelo elenco do Leão. O fato de o time principal ter sido derrotado pelo sub-19 do clube não foi levado em conta pelo defensor. “Neste momento, o mais importante mesmo está sendo movimentar o time, independente de resultado”, salientou.

Henrique observou que o elenco azulino vinha apenas treinando a parte física e técnica antes do treino de conjunto. “Muitos dos nossos jogadores jogaram juntos pela primeira vez, sem, portanto, conhecer as características uns dos outros”, comentou. Apesar de tudo, o zagueiro avaliou como positivo o desempenho do grupo. “Acho que foi um bom treinamento, com o grupo mostrando toque de bola aceitável para o pouco tempo de treino”, analisou.

Henrique observou que o sub-19 já vem treinando há bastante tempo e feito alguns amistosos. “Isso, claro, conta muito”, apontou. Ao comentar o fato de o técnico Flávio Araújo ter proibido a filmagem do treino pelos cinegrafistas das emissoras de televisão, Henrique procurou ser o mais político possível. “Eu, particularmente, não sabia disso”, contou. “Mas se o técnico fez isso, é porque tem os motivos dele”, completou. “É uma particularidade do trabalho dele que precisa ser respeitada”, finalizou.

Uma torcedora especial

Entre as pessoas que foram, ontem pela manhã, ao Baenão, assistir ao primeiro coletivo do Leão, uma torcedora chamou a atenção: Cleuza Lima. A mãe do meio-campista Paulo Henrique Ganso, do São Paulo (SP), esteve no local para torcer pelo bom desempenho do meia-atacante Endy, de quem seu filho é amigo desde os 9 anos de idade. Os dois começaram juntos no futebol de salão da Tuna Luso e, depois, foram companheiros na base do Paysandu.

Em entrevista, o jogador lamentou o fato de o coletivo ter terminado com a vitória do sub-19. “Esperava que fosse melhor para presentear a dona Cleuza com uma vitória, mas não deu”, comentou Endy. O meia disse que quase todas as vezes que treina ou joga e que a mãe de Ganso está na torcida dá sorte. “Hoje, infelizmente, foi diferente”, lamentou.

Endy chegou a ser levado por Ganso para o Santos (SP), quando meia paraense era ídolo da torcida do Peixe. Foi em 2008, mas o jogador acabou não ficando na Vila Belmiro. “Fui prejudicado por uma contusão”, recordou. “Por isso não tive como ficar lá, mas o apoio que o Paulo me deu foi muito grande”, disse.

O fato de o meia-atacante ter trocado a Curuzu pelo Baenão foi comentado por Ganso em uma das conversas que eles tiveram pelo telefone recentemente. “Ele ficou muito feliz em saber que estava vindo para o Remo”, contou. “Sei que agora a cobrança será maior, não só da parte do Paulo, mas também dos torcedores do Remo”, admitiu Endy, de 23 anos.

O meia-atacante ainda não tem contratado assinado com o Remo. Por enquanto, ele está sendo apenas observado pelo treinador Flávio Araújo, mas pelo que deixou transparecer o treinador, a tendência é que o atleta seja efetivado no elenco azulino. “O Endy está evoluindo muito bem”, elogiou o comandante do Leão. “Sinto que ele está numa crescente e, se continuar assim, tem tudo para ficar no grupo”, completou.

O Liberal/Lance, 17/12/2012