Jhonnatan
Jhonnatan

Mesmo com a contratação de 18 reforços e a perspectiva da chegada de mais dois ou três jogadores neste final de ano, os garotos do Remo devem ganhar espaço no elenco profissional em 2013. A diretoria azulina busca, além de reforços, subir atletas capazes de contribuir com o profissional. Na Copa São Paulo de Futebol Júnior, que será disputada em janeiro, a comissão técnica observará jogadores que podem entrar no grupo principal já no Campeonato Paraense. O goleiro Elielton, o lateral-esquerdo Alex Ruan, o volante Biro e o atacante Jayme são alguns dos candidatos à promoção.

Dos citados, dois estiveram entre os profissionais anteriormente. Alex Ruan treina com o elenco constantemente. Portanto, deve ser efetivado por Flávio Araújo em 2013. Jayme teve algumas oportunidades no Parazão deste ano, mas acabou deixado de lado pelo ex-treinador da equipe, Flávio Lopes, quando a Série D do Brasileiro começou. Já o zagueiro Igor João e os volantes Jhonnatan e Nadson, que não têm mais idade para jogar pelo sub-19, foram mantidos no elenco principal após a chegada de Araújo.

Apenas Tiago Cametá, uma das revelações do Leão Azul em 2012, não está treinando com os profissionais. Por opção do próprio jogador, que tenta antecipar sua rescisão de contrato com o clube para poder assinar com a Ponte Preta (SP).

Flávio Araújo ainda não revelou quem será promovido. Entretanto, devido ao futebol apresentado por esses atletas na Copa São Paulo, eles podem fazer parte dos planos. “Queremos fechar nosso elenco com no máximo 28 jogadores. Deste número, uns 20 atletas devem ser aqueles que estão sendo contratados. Já os oito que ficarão faltando virão do próprio clube, incluindo ainda aqueles garotos que mais se destacarem na Copa São Paulo”, explicou o treinador azulino.

Responsável direto pela preparação do time sub-19 do Remo, o técnico João Neto espera que, na temporada 2013, possa fornecer mais revelações ao time principal. “Nós, da base, esperamos que, no ano que vem, também possamos fornecer mais alguns jogadores para o elenco profissional. Precisamos fortalecer cada vez mais a nossa equipe principal”, declarou o comandante da equipe de juniores.

“Efetuamos uma pequena mudança no perfil de atletas das divisões de base. Esperamos que possam contribuir não só com o talento natural, mas também com essa nova geração do atleta de percepção. Eles precisam ter leitura de jogo, chegar ao grupo profissional prontos como jogadores num todo”, ponderou Neto. “Hoje, no Remo, nós visamos formar atletas inteligentes. Precisamos de profissionais com um perfil um pouco acima da média, que anteveja o jogo”, ressaltou.

O Liberal, 23/12/2012