Jhonnatan
Jhonnatan

Um time jovem. Até o momento, esse parece ser o perfil que o Clube do Remo está adotando para a temporada 2013. Dos 15 jogadores contratados até aqui, que já se encontram em Belém, somente dois deles possuem idade superior a 30 anos: o meia Edilsinho (31 anos) e o goleiro Fabiano (35 anos), por sinal, o mais velho do grupo. O zagueiro Henrique, com exatos 30 anos, é o único em cima dessa faixa. No restante, a média de 25 anos é a que prevalece.

Se comparada com os últimos times que o Leão vinha formando, é uma média bem abaixo. Na temporada desse ano, por exemplo, os atletas com 29 anos eram os que predominavam. Seis jogadores tinham mais de 31 anos de idade, o que se traduziu para dentro de campo: o Remo foi um time lento ao longo de todo o Campeonato Brasileiro da Série D. Foi um dos pontos bastante criticados por muitos torcedores. Os novos indícios, entretanto, dão contam que a história pode ser diferente ano que vem.

“Tem uma diferença: esses novos jogadores possuem experiência, uma rodagem por muitos clubes. Dá credibilidade para eles. Tem jogadores como o Fabiano (goleiro) e o Tony (volante), que demonstram uma experiência grande. Acontece uma jogada errada, eles chamam atenção”, afirma o volante cria da casa, Jhonnatan, um dos poucos remanescentes da temporada 2012. “Com o Tony, que é volante como eu, procuro sempre está conversando com ele, para que no dia do jogo, a gente possa já tá bem entrosado”, confia.

O repasse de experiências também será importante ano que vem. Ainda mais para o “tio” da equipe. “Na verdade essa história de líderes não é assim. É algo que não se impõem, mas sim, se conquista. Acredito que um bom time, não se faz com um único líder, mas sim de líderes, independente de idade”, opina o goleiro Fabiano.

Diário do Pará, 15/12/2012