Profissionais treinam contra os juniores no Baenão
Profissionais treinam contra os juniores no Baenão

Depois de 12 dias de treinamentos físicos e técnicos sob a orientação do técnico Flávio Araújo, o elenco do Remo foi a campo, ontem, no Baenão, para o primeiro coletivo de preparação para a estreia no Campeonato Paraense, dia 14/01, contra o Santa Cruz de Cuiarana, no mesmo local. O treino começou com atraso, pois os jogadores e membros da comissão técnica acompanharam, no próprio clube, o jogo final do Mundial de Clubes, vencido pelo Corinthians (SP) em cima do Chelsea (Inglaterra). O coletivo agradou ao técnico Flávio Araújo. O treinador informou, em entrevista coletiva, que deixou de lado a parte técnica e tática na movimentação. “A prioridade foi dar ritmo aos jogadores, que vinham treinando só a parte física praticamente”, alegou.

Flávio salientou ter aproveitado o treino para conhecer melhor os jogadores com os quais está trabalhando pela primeira vez. “Procurei observar bem a característica de cada um deles, para que, no futuro, possa aproveitá-los da melhor maneira possível na equipe’, contou. Por se tratar do primeiro treino de conjunto, o técnico disse achar normal a falta de entrosamento da equipe. “Eles jogaram juntos pela primeira vez e não se poderia esperar, em hipótese alguma, um entrosamento dos melhores”, afirmou. O adversário do time principal do Leão foi o sub-19, que se prepara para disputar a Copa São Paulo. “Essa garotada da base exigiu muito do grupo e isso acabou sendo muito bom”, observou o técnico.

Um fato chamou a atenção da imprensa, ontem, no Baenão. Antes de a bola começar a rolar, Flávio Araújo pediu aos cinegrafistas das emissoras de televisão que não filmassem o treino. Mais tarde, na coletiva ele, justificou a decisão. “Em 2009, quando dirigia o Icasa (CE), recebi imagens de todos os treinos do Paysandu”, declarou Flávio Araújo, referindo-se a preparação do time bicolor para os jogos da segunda fase da Série C do Brasileiro, entre as equipes.

O treino terminou com a vitória do sub-19, por 1 a 0, gol de Alex Ruan. A equipe principal teve seis jogadores indicados pelo treinador: Fabiano, Walber, Henrique, Zé Antônio, Fábio Paulista e Val Barreto. Os demais pertencem ao sub-19, caso de William, Biro e Jayme. Jhonnatan, por sua vez, já estava no clube antes da chegada do técnico, e Endy veio do Paysandu.

O time principal foi formado por Fabiano; Walber, Henrique, Zé Antônio e William; Biro, Jhonnatan, Endy e Fábio Paulista; Val Berreto e Jayme. No decorrer do treino, o treinador fez duas mudanças. Ele sacou Endy e Zé Antônio para a entrada de Edilsinho e Carlinhos Rech. O treino foi prestigiado pela diretoria remista, tendo à frente o presidente Sérgio Cabeça. Os cartolas acompanharam das cadeiras o treino. Um bom número de torcedores também compareceu ao estádio azulino para ver de perto a nova cara do Leão que, em 2013, tem a difícil missão de faturar o Parazão e tentar garantir presença do time na Série D do Brasileiro.

O Liberal/Lance, 17/12/2012