Nata
Nata

Atletas selecionados pelo olho clínico do técnico Flávio Araújo para suprir as inúmeras carências de um elenco que foi praticamente desfeito. Esta é a estratégia do Remo para cumprir a promessa da diretoria de contar com um time guerreiro em 2013. Ninguém esconde que o prato principal do primeiro semestre será o Campeonato Paraense, já que somente por meio dele será possível garantir vaga na Série D do Brasileiro. A competição estadual começa na segunda semana de janeiro e até lá a missão do treinador é tornar esse novo time competitivo na prática.

Não há tempo para muitos testes ou experimentos táticos. Para o time remista, a bola rola no próximo dia 14/01, às 20h30, contra o Santa Cruz de Cuiarana, no Baenão. Restam, portanto, menos de 30 dias para a preparação dessa nova equipe. “O tempo é curto. Então, o jeito é arregaçar as mangas e ir à luta”, disse Flávio Araújo.

O tempo curto citado pelo treinador se deve muito mais ao fato de o Leão Azul contar com um grupo drasticamente reformulado. Afinal, um mês de preparação aproxima-se muito do tempo ideal de uma pré-temporada. Sabendo que terá pela frente equipes com poder de investimento considerável – como o Paysandu e os emergentes Santa Cruz e Paragominas – e times que iniciaram preparação há meses, Araújo quer compensar isso com o profundo conhecimento que possui desse grupo, por ele formado.

“Procurei trazer para cá atletas que se encaixam naquele perfil tático que considero ideal. A maioria deles já trabalhou comigo e isso vai facilitar o trabalho. Além disso, boa parte daqueles que não trabalharam comigo eu já vi jogar”, disse o treinador, já dando pistas de um esboço para o setor de meio-campo. Como no Sampaio Corrêa (MA), clube pelo qual foi campeão invicto da Série D 2012, ele vai voltar a adotar o 4-4-2 como estratégia principal.

A tendência é que o setor seja armado com dois volantes e dois homens de criação. O meia-atacante Edilsinho, ex-Vilhena (RO), vai ser um dos responsáveis pela articulação dessa equipe. “Aceitei o convite para vir jogar no Remo ao saber que teria a chance de trabalhar com o Flávio Araújo. Sei da competência dele e tenho certeza que vou poder viver um dos meus melhores momentos aqui no Remo”, disse o jogador. “Nos últimos anos, vinha jogando mais à frente. Aqui, espero poder atuar na armação e chegando para finalizar”, explicou.

O Liberal, 16/12/2012