Sérgio Cabeça
Sérgio Cabeça

O Remo recebeu com tranquilidade a notícia de que a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) voltou atrás na decisão de reduzir o número de participantes da Série D do Campeonato Brasileiro a partir de 2013. A entidade, que havia anunciado a competição nacional com 32 clubes na próxima temporada, acabou por manter os 40 participantes.

A informação foi confirmada pelo presidente da FPF (Federação Paraense de Futebol), Antônio Carlos Nunes de Lima. Segundo ele, a CBF atendeu a um pedido de cinco Federações que haviam perdido suas segundas vagas. Isso porque estas mesmas Federações já haviam definido os formatos de classificação para a Série D, por meio de copas estaduais, como ocorre em São Paulo e no Rio Grande do Sul, por exemplo. Assim, a redução foi transferida para 2014.

“A ideia de diminuir para 32 participantes é boa, mas cinco Federações já tinham definido as vagas através das copas e a CBF decidiu aceitar o pedido de adiamento feito pelos presidentes dessas Federações”, explicou Nunes.

A mudança não afeta o Pará, que continua a ter uma única vaga, a ser disputada no Campeonato Paraense – a melhor equipe, com exceção de Paysandu e Águia de Marabá, que já têm vagas nas divisões superiores, terá direito a um lugar no torneio. O que significa que o Leão Azul terá que superar Cametá, Tuna Luso, São Francisco, Santa Cruz e Paragominas se quiser garantir um calendário para o segundo semestre.

“Na verdade, a decisão da CBF não mudou muita coisa para o Remo. Vamos ter que conquistar a vaga no Paraense, como ocorreu nos últimos anos. A diferença é que com 32 clubes seriam menos grupos e mais jogos”, ponderou o presidente Sérgio Cabeça. Apesar de esperar um Parazão muito duro em 2013, o mandatário não concorda com a ideia de que a briga pela vaga na Série D configure “um campeonato à parte” dentro da competição.

“Sabemos que as dificuldades vão ser grandes, como vem ocorrendo nos últimos anos, pois o nível do nosso campeonato está cada vez mais alto. Por isso, estamos montando um grupo forte e competitivo para ser campeão paraense e não depender apenas da classificação dos rivais diretos”, ressaltou.

Entre as cinco equipes que disputarão com o Remo a vaga na Série D, tudo indica que o principal adversário será mesmo o Santa Cruz de Cuiarana, que está com bom ritmo de jogo, depois de ter disputado a Segunda Divisão e a Primeira Fase do Parazão 2013, além de ter uma estrutura acima da média dos demais clubes, um elenco de qualidade e bem entrosado. Mas o Paragominas também pode surgir como outra pedra no sspato azulino. Já Tuna Luso, São Francisco e Cametá são verdadeiras incógnitas, uma vez que somente agora estão montando seus elencos para a competição.

Até o momento, treze clubes estão garantidos na Série D. São eles: Gurupi (TO), Nacional (AM), Ypiranga (AP), Guarany de Sobral (CE), Maranhão (MA), Salgueiro (PE), Tupi (MG), Águia Negra (MS), Cianorte (PR), Juventude (RS), Marcílio Dias (SC), Nova Iguaçu (RJ) e Santo André (SP).

O Liberal, 21/12/2012