Treino físico no Baenão
Treino físico no Baenão

Clima nublado, uma segunda-feira daquelas bem “preguiçosas” em Belém, com o elenco do Clube do Remo fazendo um trabalho de avaliação física ao comando do fisiologista Divaldo Souza e do preparador Pedro Henrique. De longe, o técnico Flávio Araújo observava a movimentação, após o primeiro coletivo realizado pelo Leão, no último domingo, no estádio Baenão, vencido por 1 a 0 pela equipe sub-19 remista, que se prepara para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

Mesmo sem o sol que costuma castigar as manhãs da capital paraense, era nítido o cansaço dos atletas. Com o Campeonato Paraense 2013 iniciando no dia 14/01 para o Remo, a comissão técnica está realizando treinamentos intensivos. Ao todo, 19 atletas estão sendo avaliados de perto. “Nosso trabalho é avaliar o percentual de gordura dos jogadores, assim como a condição de massa muscular, para que possamos fazer a complementação necessária para as melhoras de cada um. Isso vai me permitir tirar parâmetros desse elenco. Alguns atletas ainda não estão no auge do percentual que julgamos necessário para a disputa da competição, precisando de mais uns 15 ou 20 dias de treinos específicos”, avalia o fisiologista Divaldo Souza.

O preparador físico Pedro Henrique avaliou como positivo o desempenho do grupo remista nos 70 minutos do treino coletivo realizado no final de semana. Segundo ele, os jogadores que entraram em campo conseguiram suportar o tempo de movimentação e o clima da cidade. “Ainda tivemos pouco tempo de trabalho físico, mas estou satisfeito com o resultado que estamos tendo. Isso demonstra que estamos no caminho certo. Os atletas estão correspondendo, até surpreendendo a gente que forma a comissão técnica. O clima até ajuda a queimar aquela gordurinha extra que os jogadores trazem do período das férias. Após o coletivo, percebemos que todos já estão adaptados às especificidades da cidade.

Globo Esporte.com, 17/12/2012