Thiago
Thiago

Não é só a equipe profissional do Remo que tem se desdobrado para conseguir reduzir a perda de preparo físico e manter uma rotina de exercícios em casa, durante o isolamento social. As categorias de base têm se reinventado. Os elencos do Sub-15, Sub-17 e Sub-20 recebem orientações constantes das respectivas comissões técnicas.

As atividades estão sendo realizadas desde abril, 5 vezes por semana, com duração entre 45 minutos a 1h15. A intenção é justamente manter os jovens atletas ativos e reduzir o risco de lesões quando for permitida a volta aos treinos presenciais, que possuem carga de intensidade maior.

“Traçamos no início da pandemia, junto com os diretores Marcelo Bentes, Emerson Amorim e as comissões técnicas, um planejamento inicial de treinamento para atender os atletas buscando facilitar acessibilidade na participação das sessões de treino, onde todos possam, mesmo com suas respectivas dificuldades, acompanhar as atividade”, explicou João Neto, o Netão, coordenador das categorias de base.

Além dos trabalhos voltados para a parte física, os atletas da base estão recebendo orientações das comissões e diretoria azulina sobre outros temas, como questões técnicas e táticas.

“Usamos um aplicativo para um bate-papo, uma vez por semana. O objetivo da conversa é reforçar a importância do treinamento, tirar dúvidas em relação aos exercícios propostos e buscar estreitar a relação entre atletas, diretores e comissão técnica. Outras atividades como autoavaliação de melhoria, glossário do futebol, leitura de imagens e análise para estabelecer comportamentos táticos fazemos pelo WhatsApp também”, detalhou Netão.

Por videoconferência, os goleiros da base do Leão participaram do bate-papo com Thiago Rodrigues, goleiro do profissional, que desde o ano passado é reserva imediato de Vinícius e atuou em 2 partidas na Copa Verde. Durante a conversa com as promessas, Thiago falou sobre a trajetória, a transição da base para o profissional e os desafios na carreira.

“Achei interessante a ideia em poder compartilhar minha experiência com os meninos que estão começando agora. Foi uma conversa bastante positiva, pude contar sobre minha trajetória, o que passei, o que já vi outras pessoas passarem. As perguntas deles também foram boas, sobre dificuldade, como está hoje, sobre a parte técnica. Foi bem legal mesmo. Agradeço ao Biro pelo convite e iniciativa”, exaltou o goleiro.

Rafael Biro é o preparador de goleiros das categorias de base. Foi dele a iniciativa da troca de experiências. Com a avaliação positiva, ele pretende realizar novas edições do encontro virtual com o titular Vinícius e com Juninho Macaé, preparador de goleiros do profissional.

“Foi muito bom ter esse contato com o Thiago, para conhecermos sobre os treinamentos, dificuldades, a transição da base para o profissional, o que ele passou até aqui. Ele é espelho para os atletas mais jovens, assim como o Vinícius e os outros goleiros. É importante aproveitar essa ligação entre base e profissional. Trazer o Thiago para reunião foi muito importante. Os meninos gostaram muito da experiência. Já vamos agora estudar a possibilidade de ter outras com o Juninho e o Vinícius”, detalhou.

Os goleiros da base que participaram da videoconferência foram João Martins, Machida e Everton Miguel, do Sub-15; Pedro Marques, João Pedro e João Victor (Dida), do Sub-17; e Rafael e Ruan, do Sub-20.

Globo Esporte.com, 18/06/2020