Comissão para Desenvolvimento das Categorias de Base do Futebol Masculino
Comissão para Desenvolvimento das Categorias de Base do Futebol Masculino

O diretor da base do Clube do Remo, Paulo Wilson Araújo, está no Rio de Janeiro para participar do segundo encontro do ano promovido pelo Departamento de Seleções da CBF.

Paulinho é o único representante da Região Norte a integrar a Comissão para Desenvolvimento das Categorias de Base do Futebol Masculino, que reúne dirigentes de grandes clubes do futebol brasileiro.

A reunião, realizada na sede da CBF, tem o objetivo de criar estratégias para fomentar o futebol de base no país com debates sobre o calendário nacional de competições, regulamento das disputas, formação de jogadores e profissionais de comissão técnica, estudos sobre inovações relacionadas ao tema, formato de registro de jogadores das categorias e também o aperfeiçoamento do trabalho já desenvolvido na Seleção Brasileira.

“Uma das preocupações deles é com a diferença do futebol que é jogado aqui na América do Sul e do jogado na Europa. Nada melhor do que começar na base. Então, o olhar é em cima dos problemas que a base enfrenta aqui”, disse Paulinho.

“Para o Remo, ter um representante lá, é muito bom. Como indicado da região Norte, espero juntar depois todos os clubes de base da nossa região para discutir a melhor maneira de engrandecer a nossa base”, completou o diretor azulino.

Entre outros assuntos abordados no encontro estão a criação de competições nacionais Sub-15 e adequação dos calendários Sub-17 e Sub-20, para que os jogadores disputem cada vez mais jogos de qualidade.

Segundo Paulinho, a troca de experiência com os clubes do Sul e Sudeste é muito grande, além da constante preocupação com o futuro profissional.

“O que podemos fazer para melhorar a condição técnica e física do jogador, a gente faz”, disse.

“Outra luta nossa é a tentativa de trazer, pelo menos, um campeonato Sub-15 para Belém, além da Copa Verde Sub-20”, finalizou.

Os encontros são realizados a cada 3 meses, com a possibilidade de reuniões extraordinárias serem convocadas entre estes períodos. A cada 6 meses, a Comissão deverá elaborar um relatório com as atividades desempenhadas e os passos a serem seguidos.

Site Oficial do Clube do Remo, 23/10/2018