Paulo Wilson Araújo
Paulo Wilson Araújo

Ciente de que o futebol não se faz apenas a curto prazo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou a criação da “Comissão para Desenvolvimento das Categorias de Base do Futebol Masculino”. A primeira reunião foi realizada na sede da entidade e contou com a participação de 18 profissionais, dentre eles Edu Gaspar, coordenador técnico das Seleções Brasileiras e idealizador do projeto.

A criação da Comissão surgiu após o Departamento de Seleções da CBF identificar e diagnosticar pontos específicos que precisam de evolução no cenário nacional. Após um estudo com os técnicos, supervisores, observadores e também os responsáveis pelos campeonatos de base, foi decidido por esta iniciativa.

“É importante termos os clubes e profissionais que atuam nesta área no futebol brasileiro nos auxiliando neste processo. Temos algumas ideias, como a criação de competições nacionais Sub-15 e adequação dos calendários Sub-17 e Sub-20, para que os jogadores disputem cada vez mais jogos de qualidade. Também queremos ouvir o que eles têm a propor e trabalhar juntos. Não é algo necessariamente para quem está aqui agora, mas essa iniciativa é para pensar medidas a curto, médio e, principalmente, a longo prazo”, comentou Edu Gaspar.

O objetivo desta comissão é fomentar o futebol de base no país com debates sobre o calendário nacional de competições, regulamento das disputas, formação de jogadores e profissionais de comissão técnica, estudos sobre inovações relacionadas ao tema, formato de registro de jogadores das categorias e também o aperfeiçoamento do trabalho já desenvolvido na Seleção Brasileira.

Serão realizados encontros periódicos a cada 3 meses, com a possibilidade de reuniões extraordinárias serem convocadas entre estes períodos. A cada 6 meses, a Comissão deverá elaborar um relatório com as atividades desempenhadas e os passos a serem seguidos.

Uma das atribuições da Comissão será sugerir as formas de utilização do orçamento do “Legado da Copa do Mundo”, dos “Programas Evolución Conmebol” e “FIFA Forward”, sendo que este último, arcará com as despesas da comissão juntamente com a CBF.

Por reunião, a Comissão será composta por 12 membros, necessariamente. Eles podem variar de um encontro para o outro, mas sempre respeitando os critérios de experiência na área e representatividade em termos de regiões brasileiras. Nesta primeira etapa, por exemplo, todas as 5 regiões estavam presentes.

Integrantes da 1ª reunião da Comissão de Desenvolvimento das Categorias de Base do Futebol Masculino:

Edu Gaspar – Coordenador de Seleções da CBF
Diogo Netto – Gerente de Desenvolvimento Técnico, Responsabilidade Social e Sustentabilidade da CBF
Reynaldo Buzzoni – Diretor de Registro e Transferência da CBF
Pedro Machado – Técnico da CBF
Felipe Amaral – Técnico da CBF
Daniel Bañales – Representante da FIFA
Javier Gonzalez – Representante da FIFA
Enio Gualberto – Convidado
André Figueiredo – Convidado/Ex-coordenador das categorias de base do Atlético-MG
Carlos Antônio Anunciação – Coordenador das categorias de base do Vitoria-BA
Diogo Fernandes da Rosa – Coordenador das categorias de base do Avaí-SC
Eduardo Pacheco Freeland – Coordenador das categorias de base do Flamengo-RJ
Fernando Yamada – Coordenador das categorias de base do Corinthians-SP
Hely Silva Maia – Coordenador das categorias de base do Goiás-GO
Jorge Andrade – Coordenador das categorias de base do Internacional-RS
João Paulo Ferreira Sampaio – Coordenador das categorias de base do Palmeiras-SP
Paulo Wilson Araújo – Coordenador das categorias de base do Clube do Remo
Pedro Henrique Araujo Coelho – Coordenador das categorias de base do Luverdense-MT

Site Oficial da CBF, 11/05/2018

1 COMENTÁRIO

  1. So querem ganhar dinheiro, nunca fazem nada para engrandecer o futebol brasileiro, até o futebol sofre com esses presidentes mercenários.

Comments are closed.