Raimundo Santos
Raimundo Santos

Na última semana, o diretor da base e também do futebol profissional do Remo, Paulinho Araújo, esteve no Rio de Janeiro representando o Remo e a região Norte na reunião do Movimento de Formação de Futebol de Base, na sede da CBF, acompanhado do vice-presidente da FPF, Maurício Bororó.

No encontro foram apresentadas ideias para a melhoria das categorias de base no Brasil e os dirigentes trouxeram novidades para o futebol paraense.

Além das possíveis realizações da Copa Verde Sub-20 (que incluiria clubes do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e do Campeonato Brasileiro Sub-15, os treinadores das categorias de base do Pará terão a chance de se capacitarem com cursos de técnico promovidos pela CBF Academy.

“É um ganho enorme para o Pará, para a Federação Paraense de Futebol e, principalmente, para nossos técnicos que trabalham com as categorias de base. Não temos datas definidas ainda, mas em breve informaremos sobre as datas. Belém será a primeira capital a receber os cursos da CBF na região Norte. Primeiramente, o curso ‘C’ e, posteriormente, o curso ‘B'”, disse Maurício Bororó.

Os grandes interessados nestes cursos são os técnicos que trabalham com a garotada nas categorias de base e escolinhas de futebol. O técnico Raimundo Santos, de 37 anos, trabalha com as categorias de base desde 2010, quando iniciou a sua carreira no Sport Belém. Em 2011, Raimundo Santos se transferiu para o Remo e está no Leão até hoje.

Para ele, a realização dos cursos de técnicos da CBF em Belém é um sonho, por todas as dificuldades que são enfrentadas pelos técnicos do Norte.

“A CBF proporciona os melhores cursos nessa área do futebol de base. Quem se dedica, quem estuda e quem quer alcançar uma qualificação melhor, precisa passar por esses cursos, além da parte prática. Temos dificuldades em relação à logística, pois esses cursos são geralmente no Sul e Sudeste do Brasil, além de ser um curso com um valor elevado. Precisamos ainda de passagem, hospedagem. Vindo para Belém, ameniza as despesas e possibilita que possamos participar com uma maior tranquilidade”, comentou.

Raimundo Santos integrou a equipe profissional azulina em 2011 e ficou alternando entre a base e o time principal. Neste ano, com a ida do técnico João Neto para a equipe principal, Raimundo foi escolhido para ser seu auxiliar na Série C do Campeonato Brasileiro. Para Raimundo, o curso de capacitação de treinadores é um ganho enorme para todos dentro de um clube.

“Formar atletas é de uma complexidade muito grande. Você forma atletas para a equipe profissional, para serem vendidos e gerar receita para o Remo. São atletas com características diferentes, de regiões diferentes, com mentalidades diferentes, então, é difícil. Esse curso traz essas situações a serem trabalhadas. Se juntar com a vivência que temos no Remo, conseguimos melhorar o desempenho deles para que consigam ter sucesso profissionalmente e o Remo, como um todo, cresça”, frisou.

Raimundo comenta sobre as várias formas que o futebol está sendo encarado e pensado em vários segmentos e o curso de treinadores vem para fomentar a prática esportiva de uma maneira correta, sem muitos atropelos.

“De um tempo para cá, o futebol está sendo mais pensado em termos de estudo, pesquisa, na parte cientifica. O esporte vem evoluindo bastante nesse sentido. São vários autores que escrevem para o futebol em vários aspectos, seja ele físico, tático, técnico, comportamental. Esses cursos trazem essas expressões, do que vem de atualidade com o futebol e nós, que trabalhamos com a base do atleta, se faz de suma importância saber o que ocorre nos grandes centros, ter uma troca de conhecimento, interação. Acabamos tendo o conhecimento mais refinado. Pegar essa parte teórica, ideológica e juntar com a prática que temos e para passar isso aos garotos, a direção e todos os segmentos que são envolvidos com o futebol, nos qualifica e melhora o desempenho de todos”, finalizou.

Portal ORM, 28/10/2018

2 COMENTÁRIOS

    • Você pode conseguir mais informações diretamente com a FPF, localizada na Rua Paes de Souza, 424, Guamá. Telefones: (91) 3229-5088 ou 3229-5397.

Comments are closed.