Valter Lima
Valter Lima

Com a derrota por 2 a 1 para o Paysandu na última rodada do Campeonato Paraense Sub-17, o Clube do Remo perdeu mais do que o vice-campeonato da competição. Com o terceiro lugar, o time perdeu a vaga na Copa São Paulo de Futebol Junior na edição 2016.

Para 2015, o Remo já estava desclassificado desde o ano passado, quando Paysandu e Independente de Tucuruí decidiram o torneio e ganharam a vaga. Nos próximos dois anos o Leãozinho, de tantas jornadas vitoriosas na temporada 2013, ficará de fora.

Qual afinal é a situação da base azulina, que revela tantos atletas com potencial mas vê a grande maioria abandonar o clube sem ser aproveitada? Para Valter Lima, técnico da equipe Sub-20 desde o ano passado, a situação passa por falta de planejamento, que se destacam nos salários atrasados.

“Não posso falar por outros profissionais, mas o clube me deve quatro salários. Ano passado, mesmo sem competições oficiais, o bom desempenho do time Sub-20 ajudou a manter as finanças do time equilibradas, mas esse ano não conseguimos ir tão longe. Mesmo com o time profissional disputando o Campeonato Brasileiro, o prejuízo foi tão grande que está faltando para todos nós”, disse o treinador.

Ainda trabalhando na base com alguns atletas da equipe que chegou às quartas-de-final da Copa do Brasil Sub-20 em 2013, como Yan, Samuel e Sílvio, Valtinho acredita que é a hora desses atletas serem assimilados pelo elenco profissional.

“O Remo perdeu quase uma geração inteira. Aquele grupo que chegou quase às quartas-de-final foi muito pouco aproveitado, mas os atletas que sobraram, além da experiência, têm qualidade. No Campeonato Paraense, nós precisamos estar em um nível superior, pelo nome do clube, mas acredito que esse grupo é superior a quase 90% dos clubes menores. Eles têm condições e devem jogar”, comentou.

Com a situação indefinida no plano político do clube, Valter Lima ainda não sabe quem será o novo presidente para o biênio 2015-2016, mas espera que mais do que promessas haja planejamento e que este seja respeitado.

As duas chapas afirmam que as divisões de base serão um foco do clube e Zeca Pirão já afirmou que pretende convidar ex-atletas do clube, como Dico e Dutra, para trabalhar nessa reformulação. Valtinho diz não temer perder espaço no clube. “Sou funcionário do clube. Estou aqui cumprindo compromissos enquanto o clube quiser contar com meu trabalho”, disse o técnico.

Diário do Pará, 09/12/2014