Santos venceu o Remo na primeira rodada da Copa São Paulo 2013
Santos venceu o Remo na primeira rodada da Copa São Paulo 2013

O que acontece quando o menor vence o grande? Muita festa e percepção de quem nem sempre o mais forte ganha. E no caso contrário, quando o grande se impõe sobre o menos favorecido? Nada demais. Afinal, tudo já era tratado como previsível. Mas quando essa queda do pequeno ainda vem acompanhada de uma terrível falha, a análise ainda é pior. Assim pode ser descrita a derrota do Clube do Remo para o Santos (SP), no jogo de estreia na Copa São Paulo, quando o goleiro Elielton “frangou” feio no gol que abriu a vitória por 3 a 0.

A terrível falha do goleiro azulino foi tratada como o primeiro grande mico da competição. Aos 6 minutos, após cruzamento na área, a bola parecia que iria certo para o arqueiro desviar para escanteio. Só parecia. Elielton pulou, mas acabou furando e a bola entrou tranquilamente. “Não estava acostumado a jogar com vento”, justificou. Entretanto, ele mostrou personalidade para se redimir 10 minutos depois, ao defender pênalti santista.

Sorte dele, pois o massacre poderia ter sido pior, mas também pudera. As equipes sub-19 de Leão e Peixe vivem em realidades opostas. Enquanto, os garotos do Leão Azul tentam um lugar ao sol, já existem jogadores do time da Vila Belmiro que valem 50 milhões de euros, segundo informações. Por lá, se fabricam atletas. Por aqui, apenas são utilizados como mão de obra.

Mesmo assim, o Remo se impôs o máximo que pôde, principalmente no segundo tempo. O meia Rodrigo meteu uma bola na trave e o atacante Jayme só não marcou devido a uma grande defesa do goleiro santista. Foi tudo, com tão pouco, que a garotada azulina conseguiu fazer. Restou ver os outros dois gols do time de Santos. Agora, fica para a próxima. “Infelizmente não deu, mas é levantar a cabeça que ainda tem dois jogos. Vamos lutar até o fim”, comentou Jayme em seu perfil no Twitter.

Agora, os dois times voltam a jogar na próxima segunda-feira (07/01), quando disputam a segunda rodada da primeira fase da Copa São Paulo. Às 13h (de Belém), o Remo mede forças com o Corinthians (AL), enquanto Santos e São Mateus (ES) se enfrentam às 15h (de Belém). As partidas acontecem ainda no estádio Alfredo Chiavegato, em Jaguariúna (SP).

Diário do Pará, 05/01/2013