Doze Minutos foi o tempo necessário para o São Mateus (ES) fazer três gols no Remo
Doze Minutos foi o tempo necessário para o São Mateus (ES) fazer três gols no Remo

O Remo está eliminado da Copa São Paulo de Futebol Júnior – e de uma forma dolorosa para o torcedor remista. Ontem à tarde, no estádio Alfredo Chiavegato, em Jaguariúna (SP), o time azulino saiu na frente, mas caiu de rendimento, cedeu a virada e acabou derrotado por 3 a 2 pelo São Mateus (ES), em partida válida pela terceira rodada da competição.

Com o resultado, o Leãozinho deu adeus ao sonho de seguir no torneio nacional, enquanto o time capixababa ficou com o segundo lugar do Grupo V, matendo vivas suas chances de classificação. Para tanto, precisa terminar a primeira fase entre os sete melhores segundos colocados. O problema é que com apenas um gol de saldo, as chances de chegar ao mata-mata são remotas. O Santos (SP), que empatou sem gols com o Corinthians (AL), garantiu a passagem à próxima fase com a primeira colocação da chave.

Aos azulinos, só resta fazer as malas e voltar para Belém. Em uma tarde fria no interior de São Paulo, o jogo começou morno de emoções. Tanto que a primeira chance só veio aos nove minutos, com Rodrigo fazendo o goleiro Rodrigues trabalhar pela primeira vez. O Leãozinho começou a se impor em campo e não tardou a marcar. Aos 27′, em cruzamento na área, o atacante Jayme cabeceou sem chance para o arqueiro capixaba e abriu o placar: 1 a 0 Remo. Aos 32′, a equipe azulina ampliou, dessa vez com o meia-atacante Rodrigo fazendo 2 a 0.

A partida voltou a esfriar, com tentativas frustradas de ataque. O Remo passou, então, a cadenciar o jogo, administrando o resultado. O São Mateus, por sua vez, não conseguia assustar o jovem goleiro Elielton. Só aos 37 minutos houve uma chance, quando após uma boa troca de passes, Lucas cruzou para Jadson bater de primeira, mas a bola subiu muito, indo para a linha de fundo.

Após o intervalo, o São Mateus voltou com duas alterações: saíram Barcelos e Lineker para as entradas de Cardoso e Vanderson. As substituições serviram para o time capixaba ter mais volume de jogo e um ímpeto ofensivo ainda maior. Tanto que conseguiu a virada em um espaço de seis minutos. Aos nove, Pereira fez o primeiro gol. Aos 12′, Ítalo empatou e, aos 14′, Cardoso fez de cabeça o gol da vitória.

Abalado psicologicamente pela virada relâmpago, o Remo não conseguiu esboçar reação no restante da partida e teve mesmo que amargar a eliminação precoce no torneio. O técnico remista João Neto mandou a campo Elielton; Andrey (Marcos), Gabriel, Yan e Alex Ruan; Biro, Nadson, Rodrigo e Willians (Marquinho); Jayme e Guilherme (Samuel).

Técnico João Neto diz que derrota é “inexplicável”

“Inexplicável” e “triste” foram palavras usadas pelo técnico João Neto após a derrota de virada para o São Mateus por 3 a 2, na tarde de ontem, em Jaguariúna. No entanto, o treinador azulino evitou criticar a atuação dos seus comandados, por conta dos gols sofridos no início do segundo tempo. “Tem coisas que são inexplicáveis no futebol. Perdemos um jogo em 12 minutos, foi um gol atrás do outro. Perdemos bola e começamos a discutir em campo. Pagamos por 12 minutos de desatenção, onde o psicológico dos jogadores ficou abalado”, desabafou o treinador.

Na avaliação de Neto, não faltaram disposição e entrega ao time remista na etapa inicial. Segundo ele, os jogadores cumpriram com o o que foi acertado no vestiário e, por isso, conseguiram abrir 2 a 0. No entanto, ele acredita que sua equipe acabou se perdendo emocionalmente a partir do primeiro gol adversário. “Nossos garotos não conseguem lidar com o emocional”, reconheceu o comandante remista.

“Infelizmente não conseguimos o desejado. Fizemos o melhor primeiro tempo de todo o campeonato. A nossa equipe sabia que tinha de ganhar e ganhar bem, mas na volta para o segundo tempo tomamos um gol, o que diminuiu a possibilidade de classificar e que acabou com nossa motivação no jogo”, analisou Neto. “Foi triste a forma como tudo aconteceu”, desabafou.

O Liberal, 11/01/2013