Biro, Nadson e Gabriel
Biro, Nadson e Gabriel

O zagueiro Gabriel, 19 anos, não sabe o tempo certo que está nas categorias de base do Clube do Remo. “Já fui e voltei algumas vezes, mas acho que estou aqui desde 2003. Comecei bem cedo”, conta. Durante esse tempo todo no Baenão, Gabriel, melhor do que ninguém, sabe que, com a chegada do fim do ano, a melhor época do ano está se aproximando para os atletas como ele, das categorias de base: o mês de janeiro.

Nesse mês, acontece a Copa São Paulo, maior torneio do Brasil voltado para atletas juniores. “É um campeonato muito importante para a gente. Todo mundo vê, tanto em relação a empresário, treinadores, como o nosso próprio clube. É um trabalho do ano todo, não é de período curto, é de longo mesmo”, avalia Gabriel, que é completado pelo companheiro de equipe, o volante Nadson, 19 anos. “É a nossa última prova, objetivo final, que vai depender dela para sabermos nosso futuro”, complementa.

Ambos fazem parte do carinhosamente chamado Leãozinho, o time Sub-19 do Remo. Será o terceiro ano consecutivo em que o Leão participa do certame. Para 2013, além do incentivo da chamada “vitrine” para o mercado do futebol, jogadores vão para São Paulo com a palavra do técnico do profissional, Flávio Araújo, de que quatro deles serão integrados ao elenco principal.

Gabriel, que esteve presente em todas as edições anteriores, chegou a ser chamado duas vezes para o time profissional. Porém, ele próprio admite que não soube aproveitar a oportunidade. “Fui na ‘corda’ de empresário e acabei não me dando bem. Esse ano, estou esperando ser chamando novamente”, confia.

Nadson tem a convicção de que uma boa apresentação é sinônimo de um bom retorno ao Baenão. “É um incentivo a mais que temos. Vamos dar 100% a mais do que estava pré-determinado”, garante.

Para esse ano, os azulinos ficaram no Grupo V, ao lado de Corinthians (AL), Santos (SP) e São Mateus (ES). Experiente no torneio, mesmo com uma “pedreira” no caminho, o zagueiro Gabriel acredita no trabalho desenvolvido até aqui. “O primeiro ano em que eu fui, o time era bom e conseguiu passar da primeira fase. Ano passado, o trabalho não foi bem feito porque muitos jogadores foram puxados para o profissional. Mas creio que agora, desde o início do ano, estamos pensando na Copa. O time está muito bem entrosado”, diz Gabriel, que prossegue. “Agora está chegando a hora, a ansiedade tá batendo e a gente só espera fazer um bom papel para abrir novos caminhos”, diz. Afinal, a melhor época do ano para esses garotos se aproxima.

Diário do Pará, 16/12/2012