Domingos Ferreira
Domingos Ferreira

Longevidade é a marca do treinador da natação do Clube do Remo, Domingos Ferreira, que neste domingo (12/02), completa 50 anos à frente da modalidade em um dos clubes mais tradicionais da capital paraense.

A festa para marcar a data será realizada no dia 16/02, na sede social do Clube do Remo e deverá reunir diretores e familiares de várias gerações de atletas que foram treinados pelo mestre.

De personalidade humilde, Domingos Ferreira nasceu no Amapá, mas chegou a Belém em 1968, trazido pelo presidente da época, Raniere Maroja, o primeiro de 26 nomes que Domingos Ferreira acompanharia, primeiro como atleta e depois como técnico de natação.

Seu legado esportista ajudou na formação de médicos, advogados, professores e muitos outros profissionais, que um dia foram crianças e jovens atletas, e atualmente, estão com carreira e famílias consolidadas.

Dono de 274 títulos da carreira de atleta e treinador, Domingos Ferreira não pensa em deixar a natação azulina. Pelo contrário, quer ficar e seguir na luta. Prestes a completar 70 anos de idade, ele diz que o esporte ajuda diretamente na formação de cidadãos completos devido ao controle do corpo e da mente.

Ele próprio é um exemplo. Na década de 1970, morou na concentração azulina, onde conviveu com grandes craques da época, como Alcindo, Roberto e Mesquita. Nessa época, Domingos Ferreira já era treinador de natação. O convite veio após ele ser convocado para a Seleção Brasileira de Natação e ajudou na conquista do primeiro lugar no Torneio Internacional Brasil e Portugal.

“Fui medalha de ouro na prova de 100 metros borboleta e 1.500 metros crawl”, lembrou.

Domingos cita também que o sucesso como atleta e treiandor deve-se ao apoio recebido de diversos diretores que comandaram o departamento especializado com lisura e dedicação, como Ubirajara Salgado, Pedro Smith do Amaral, Érika Maria Figueiredo, José Inácio Azevedo, José Reis, Iru Bezerra e outros.

A partir da década de 1970, Domingos Ferreira assumiu por completo a comissão técnica de natação do Clube do Remo, onde descobriu grandes talentos da natação paraense, como o ex-atleta Luiz Roberto Vasconcelos Carepa, que seria um dos grandes nomes e incentivador da modalidade em Belém.

Com Luiz Roberto Carepa, Domingos conquistou o Brasil e impressionou dirigentes cariocas e paulistas durante o Campeonato Brasileiro daquela ocasião. Na década de 1970, o técnico azulino também quebrou a hegemonia da Tuna Luso, que desconhecia derrota havia 13 anos.

Domingos Ferreira também recorda da sua carreira como atleta. Constituiu-se em destaque no título da Copa Pacífico, no Peru, quando foi campeão com a Seleção Brasileira. Como treinador de competições escolares, Domingos foi bicampeão pelo Colégio Moderno e hexacampeão pelo Colégio CEO.

“Só tenho a agradecer pelo apoio que recebei da diretoria azulina, das famílias dos atletas e dos milhares de amigos que fiz durante esses anos aqui no Remo”, disse o treinador.

O técnico também possui dezenas de títulos nas categorias de base da natação paraense. Pelas categorias juvenil e infantil, Domingos Ferreira foi destaque em competições no Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e troféus Norte-Nordeste de Natação. O talento dele ainda despertaria interesse de clubes brasileiros e estrangeiros. “Prefiro ficar no Clube do Remo”, afirmou.

O Liberal, 10/02/2018