Remo 2x0 Fortaleza-CE
Remo 2x0 Fortaleza-CE

Nesse período eleitoral, muito se é debatido sobre chapas, propostas, democracia, Condel, Codir, etc. Torcedores, dirigentes e militantes de chapas se digladiam em busca do convencimento dos eleitores. Contudo, o debate sobre a montagem do elenco fica um pouco de lado, sendo que esse assunto deveria ser um dos norteadores dos debates acerca do futuro do clube, já que será a partir dele que buscaremos nossos objetivos traçados para 2017.

Continuando com o bloqueio de 30% das rendas dos jogos como mandante, patrocínios também bloqueados (Funtelpa e Banpará), as únicas fontes de receita consideráveis serão o programa sócio-torcedor Nação Azul e os 70% restantes das bilheterias. Cotas de televisão, royalties e alugueis também entram, mas são ínfimos e quase não agregam ao orçamento do clube. Por isso, ter dentro de campo um elenco que disponha de qualidade suficiente para buscar títulos e que atraia grande público a partir de boas atuações será fundamental.

A primeira medida do presidente eleito a ser tomada sobre o futuro elenco deverá ser a contratação de um executivo de futebol, mas não contratar por contratar. Deverá ser um profissional que tenha conhecimento amplo do mercado, principalmente a nível de Séries B e C, para possibilitar e viabilizar outras aquisições. Definido isso, a diretoria deverá passar ao executivo o estilo de jogo que quer que o clube pratique, para então buscarem um treinador que simpatize e utilize modelos que operacionalizem os conceitos que a diretoria deseja.

Como não haverá dinheiro sobrando em caixa, o treinador contratado deve ser informado da situação financeira e que deva indicar jogadores versáteis taticamente para diminuição de custos e aumento de opções no elenco sem contratações desnecessárias. É fundamental buscar atletas que atuem em 2 ou 3 posições com sabedoria das funções. A partir daí, estabelecer um número fixo de jogadores para o elenco. Desta forma, o planejamento será traçado para o ano inteiro e não para cada competição a ser disputada, como costumeiramente estamos fazendo.

Um elenco com 28 jogadores é suficientemente capaz de suportar um calendário que poderá chegar a 50 jogos no ano. É importante frisar que versatilidade substitui o inchaço do elenco, dando fluidez e minutos em campo a praticamente todos os atletas, evitando que alguns fiquem muito tempo fora e rescindam seus contratos. Uma versatilidade que ainda possibilita inúmeras variações em escalações e sistemas a serem utilizados pelo futuro treinador. Juntando 8 atletas da base, com 8 remanescentes e mais 12 contratações, o elenco fecha e fica pronto para o ano. Claro, com jogadores versáteis.

Outro ponto a ser destacado é acabar com o mantra de que não é possível trazer bons jogadores com pouco dinheiro. A contratação do executivo aliada ao conhecimento mercadológico do treinador é muito útil para que se busquem atletas com qualidade suficiente a um baixo custo. O número mais enxuto de jogadores também permite a diminuição da folha salarial, evitando que o clube gaste mais do que arrecada.

Existem jogadores muitos bons tecnicamente, mas que não cumprem tantas funções táticas coletivas dentro do jogo, limitando e engessando a equipe. Para 2017, será importante trazermos jogadores bons taticamente, pois a técnica é potencializada com um bom agrupamento coletivo e boas estratégias táticas para as partidas. Coletivo bom aumenta a efetividade. Claro que se pintar uma oportunidade de mercado que permita trazer um jogador com uma qualidade acima dos padrões da Série C, é importante trazer, mas esse não deve ser o costume, e sim uma circunstância.

Com esses pré-requisitos claros, os custos diminuirão sem perda de qualidade dentro de campo. Os compromissos administrativos serão honrados sem asfixiar a saúde financeira do clube. O elenco ganha, o torcedor ganha, os dirigentes ganham e, principalmente, o Remo ganha. Independentemente do vencedor do pleito, ter diretrizes e critérios claros na montagem do elenco baseando-se na reestruturação interna será de suma importância para um bom ano de 2017 dentro do terreno de jogo.

Texto enviado por: Caíque Silva » Twitter

Venha ser também um colunista do Remo 100%

Os textos publicados na categoria “Colunistas” são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.