Pórtico do Baenão
Pórtico do Baenão

O escudo original do pórtico do Baenão foi retirado em 2009, quando o então presidente Amaro Klautau, negociava com uma empresa de engenharia civil interessada na compra do terreno, que envolvia a área do antigo “Carrossel” e o próprio estádio.

Para descaracterizar o local como patrimônio cultural, que poderia inviabilizar o negócio, o escudo foi retirado do pórtico durante a madrugada, causando a revolta da torcida azulina.

Bastante deteriorada pela ação do tempo, a peça foi encontrada em um galpão, em um sítio localizado na grande Belém, cujo proprietário não foi informado.

Escudo original do Clube do Remo retirado do pórtico do Baenão
Escudo original do Clube do Remo retirado do pórtico do Baenão

Assim que soube do caso, a diretoria do Clube do Remo tomou providências para recuperar o símbolo e não descartou seu retorno ao Baenão.

“A peça será revitalizada e a decisão em torno do escudo será feita por todos do Clube do Remo”, garantiu o diretor de patrimônio André Malcher.

Diário Online, 20/04/2021

37 COMENTÁRIOS

    • Esse escudo simbólico, deverá ser restaurado com perfeição histórica.

      Depois do processo de restauro, poderia ser posto em “EXPOSIÇÃO” no salão nobre da Sede Social do Clube do Remo à visitação pública.

      Tornar-se-á um ponto obrigatório de peregrinação para a gigantesca NAÇÃO AZULINA.

  1. Isso me revolta tanto, esses episódios só mostram o quão afundado o Remo estava nas mãos desses incompetentes e mercenários que estavam a frente da Presidência de nosso amado Clube do Remo.

    Foram anos de sucateamento e descaso com nossa história, que nos fez perder a área do posto azulino, nossa sede campestre, quase perdemos o carrossel, o Baenão e nossa sede social.

    O resgate desse escudo é simbólico, o Remo estava jogando em um galpão, hoje está sendo resgatado e restaurado, e vai voltar pra onde nunca deveria ter saído!

    • Sobre a area do posto azulino ( atualmente fechado), o Clube do Remo readquiriu esta propriedade?
      Como está a situação?

  2. Ainda bem que o Amaro Klautau não conseguiu vender o baenão.
    Fábio Bentes está dando uma aula de administração não só pra ele mais para o, Manoel Ribeiro, Zeca pirão, Magnata, Rafael Levy, Raimundo Ribeiro, Pedro Minowa, Sérgio cabeça, Ubirajara Salgado, etc…
    Chega dessas velha presidência!

    • Tiro dessa lista o Rafael Levy, que teve apenas 1 mandato, foi campeão da série C. Aconteceu que todos acreditaram na promessa do Raimundo Ribeiro, Remo de 1a. Rafael entregou o Remo na série B e na Copa do Brasil. Desde lá o Remo só vinha descendo com presidentes aventureiros e mercenários, até a chegada do Fábio Bentes.

      • Também Concordo. Rafael Levy não pode ser colocado nessa “lista” de maus presidentes. Ele fez muito pelo Remo em um mandato. Nosso Título da Série C é graças a ele.

      • Não posso tirar amigo, o Rafael deixou uma dívida trabalhista absurda. E isso é má administração. O Bentes está dando uma aula pra todos.

        • Isso é verdade. Muita gente lembra do título da Série C, mas poucos sabem o preço que o Remo pagou nos anos seguintes.

  3. Amaro Klautau além de incompetente era um tremendo fdp que queria se desfazer dos bens do clube do Remo,será que era só incompetência mesmo..

    • Agora é que não vão fazer mais nada na área do carrossel depois que colocarem o escudo de volta. Tem que pensar em modernizar logo e por o escudo noutro lugar.

  4. Até o símbolo de um patrimônio material cultural, não hesitaram em roubar???? Foi a PIOR gestão e não deixou saudade nenhuma!!!

  5. Acho que esse episódio precisa e deve ser bem esclarecido, o escudo foi encontrado em um sítio pertencente a alguém ligado à aquela diretoria que na verdade pretendia obter vantagens com a vendo do imóvel? Qual o nome do dono do sítio?

    • Esses presidentes fdp deveriam ser presos , fizeram um desserviço aoclube, afundaram a instituição e quase levam nosso amado clube a falencia que so se reergueu graças a nação azulina e ao presidente fabio bentes, um homem que ama esse clube de verdade e so pensa no crescimento do clube
      Por mim deveruamis rasgar a constituição do remo e manter o fabio por tempo indefinido , pois ele e nós a nação azul tiramos esse grandioso clube da lama e hoje somos respeitados de novo

  6. Parabéns a mais uma atitude acertada da diretória. Provando que a forma autoritária, egoísta e sem amor ao clube, não podem mais voltar em forma de diretores e presidentes. O respeito ao patrimônio e história de um clube é indiscutivelmente o alicerce para boas administrações.

  7. Não temos que deixar o nosso passado de fora!!!O nosso leão foi forte nos momentos difíceis mas hoje estamos aqui firme e forte,nosso leão,tua torcida te levantou!!!

  8. deve ser revitalizado e voltado para seu lugar, para que a Arena Baenão não fique com a pecha do já teve, como ocorre com a cidade de Belém

    • Uma grande e valiosa notícia pra nós torcedores do Leão do Norte, Clube do REMO. Não sou paraense mas sou torcedor de carteirinha e coração do Leão azul. Qndo ocorreu esse roubo do escudo do REMO, eu morava em Belém. Foi o cúmulo esse crime patrimonial. Enfim,nosso grandioso e amado clube tem de novo sua identidade de volta, seu escudo. Sou Leão e outro clube do Pará quero ser. Somos série B.

  9. A onde anda esse clautau para ser processado e pagar pelo crime de patrimônio indenizar o acontecido esse anti remista …persona não grata ao clube.

  10. Não sei se é o mesmo escudo. Pelo que me lembro, o atual escudo foi feito em uma forma que foi fotografada na época, se não me falha a memória, a base da forma é este material da matéria. E outra, o escudo antigo não tinha a ponta inferior esqueda do “R” que tinha caído com o tempo. Infelizmente, acho que nosso antigo escudo foi destruído. Mas substituído à altura pelo belo trabalho deste azulino.

  11. Tá mais que na hora de dá uma repaginada nessa faixada da almirante Barroso .
    Já é tempo de Modernizar isso .

  12. Esse ano de 2021 é do Remo sem dúvidas é só sucesso só coisas boas graças a Deus sai pra lá olho gordo

  13. Essas pessoas devem ser responsabilizadas criminalmente, enquadradas na lei de depredação de patrimônio. Isso não pode ficar impune!!!! Cadê o departamento jurídico do Remo? Precisa entrar em ação e responsabilizar os envolvidos!!! Nada disso de omitir/ocultar o nome dos responsáveis… Tem que dar nome aos bois, de quem é o sítio? O que o escudo tava fazendo lá? Queremos respostas!!! Isso não pode ficar impune!!!

  14. REFLEXÃO

    O FUTEBOL MODALIDADE QUE PASSOU A SER ATIVIDADE NA RELAÇÃO TRABALHO, CAPITAL E LUCRO, ASSIM AGEM SEUS DIRIGENTES CORRUPTOS, BUROCRÁTICOS – CARTOLAS – COM OS MESMOS MODUS OPERANDI DESSE VIL REGIME/METAL. SOMENTE COM INTERESSES DE LUCROS, DESPREZO E DESTRUIÇÃO DE TODA E QUALQUER FONTE E FORMA DE HISTÓRIA EM QUE ESTEJA NO OBJETO/MERCADORIA…

    • O que eu acho legal dessas análises fundamentadas no marxismo “duro” é que elas já vem prontas num modelo formal que serve para explicar tudo. Saudações azulinas!!!

  15. Paredes que este vagab Klautau mercenário estava querendo se beneficiar com venta do Baenão. No desespero afim de concluir seu plano tirou o escudo que faz parte da história do clube.

  16. Temos que fiscalizar a administração do nosso clube, tem pessoas que visam apenas os seus interesses pessoais.

    • Eu acredito quê o interesse na venda do nosso patrimônio azul. Séria para proveito próprio. Ou seja, aumentar seu patrimônio em decadência.

  17. Esses pilantras que afundaram e roubaram o Remo deveriam serem responsabilizados criminalmente, até a presente data não apareceu os responsáveis pelo roubo na sede social, e nunca a verdade será dita.A torcida remista deve fiscalizar o clube, impedindo que ladrões depenen o Filho da Glória e do Triunfo.

Comments are closed.