Fábio Bentes
Fábio Bentes

No próximo dia 11/12, o Clube do Remo vai conhecer a sua nova equipe responsável pelo Conselho Diretor (Codir), Conselho Deliberativo (Condel) e da Assembleia Geral (AG) para o triênio 2021-2023, conforme manda o novo estatuto azulino.

O processo eleitoral será de forma presencial na sede social, com os votos registrados através das urnas eletrônicas que serão disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA). Para o Codir, a votação será meramente simbólica, visto que o atual presidente Fábio Bentes será reeleito por aclamação, por encabeçar a única chapa inscrita para o pleito.

Mandatário mais novo da história recente azulina, Bentes será protagonista em outro capítulo importante nessa transição rumo à modernidade azulina. Ele será o chefe de uma nova estrutura interna que contará agora com 2 vice-presidentes e um CEO, do termo em inglês “Chief Executive Officer”.

“Escolhemos o Tonhão (Antônio Carlos Teixeira) para ser vice-presidente de infraestrutura e o Marcelo Carneiro para ser vice-presidente de negócios. Ambos são bastante preparados para assumir o clube”, contou.

“Cláudio Jorge, meu atual vice, será o Diretor Geral do clube que, na prática funciona como um CEO, que é aquele cara que vai coordenar as áreas-meio. Ele vai ser o responsável pelo andamento e funcionamento do clube”, adiantou Fábio, ao destacar que algumas pastas devem sofrer alterações naturais, exceto pela que compõe o futebol atualmente, que deve ser mantida em um primeiro momento.

Focado no desenvolvimento do time na Série C do Brasileirão, onde o clube briga pelo acesso, Fábio Bentes destacou que dois pontos serão potencializados durante o seu próximo mandato. Um deles já está sendo colocado em prática, com a iluminação do estádio Baenão; o outro, mais ousado, será a construção de um Centro de Treinamento.

“Estamos tratando a questão da iluminação do Baenão, que deve finalizar no final de dezembro ou começo de janeiro. Finalizada essa questão, vamos partir para voos mais altos e nossa principal meta para os próximos 3 anos é o Centro de Treinamento. Não vamos marcar data, porque é um projeto ousado, trabalhoso, mas dentro dos 3 anos temos plenas condições de estar funcionando. Já temos algumas áreas, algumas conversas, por isso só vamos dar mais detalhes depois que a iluminação já estiver funcionado”, disse.

Condel e AG

Apesar das atenções se voltarem exclusivamente para o Conselho Diretor (Codir), os torcedores azulinos também escolherão os novos ocupantes do Conselho Deliberativo e da Assembleia Geral. De acordo com o atual presidente da AG, Manoel Machado, 118 associados se inscreveram para ocupar as 50 vagas do Condel que serão abertas para o próximo triênio. A partir daí, o presidente e seus respectivos vices serão escolhidos.

A exemplo do Codir, a Assembleia Geral azulina também contará com apenas uma chapa para este pleito eleitoral azulino. Daniel Lavareda e Luís Cunha, ambos conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA), serão empossados, como presidente e vice, respectivamente.

Manoel Machado acredita que para este pleito seja comparecido uma quantidade inferior de votantes na sede social, em comparativo com a votação passada, em 2018.

“Acreditamos que, talvez, essa seja menor que na eleição passada, quando ficaram 2.075 sócios aptos”, disse, ao relembrar que todo sócio que estiver regularizado e em dia com as suas obrigações estatutárias até 30 dias da votação poderá fazer parte da votação.

Futuros membros do Codir

Presidente – Fábio Bentes
Vice-pres. Infraestrutura – Antônio Carlos Teixeira
Vice-pres. Negócios – Marcelo Carneiro
Diretor-Geral – Cláudio Jorge

Manual da votação

De acordo com o protocolo padrão interno azulino, o pleito do dia 11/12, na sede social, que será em uma sexta-feira, deve começar a partir das 08h, com encerramento programado para 17h.

Apenas sócios-remidos e sócios-proprietários terão direito a voto, desde que estejam regularizados. Ainda não foi repassado um número exato de quantos sócios estão aptos para voto, mas a expectativa é que seja inferior ao da eleição passada, que teve 2.075.

A ordem para a votação é iniciada pelo Codir, depois Assembleia Geral e, por último, membros do Condel. Os eleitos serão empossados de imediato.

O que foi cumprido no primeiro mandato de Fábio Bentes (2019-2020)

No último dia 10/11, o presidente Fábio Bentes completou o seu ciclo de 2 anos à frente da presidência do Clube do Remo. Durante esse tempo, o Leão contou avanços em diversos setores, que foram propostos pelo dirigente no seu plano de gestão para o biênio 2019-2020. Em uma análise restrita a pontos fundamentais, apurou-se o que foi ou não cumprido durante esse tempo.

Futebol profissional

O futebol profissional azulino, desde que foi assumido pela equipe de diretores comandada por Fábio Bentes, tem executado um trabalho coerente com o que foi proposto: contratações com “pés no chão” e apoio às categorias de base. O time tem mantido uma base de um ano para o outro, o que ajuda a ter uma regularidade em campo.

Patrimônio

Foi a principal vertente da gestão Bentes. Tanto a sede social quanto a sede náutica passaram por reformas, com a inauguração de um restaurante e modernização da sala de sócio-torcedor, ambas na sede social. Além disso, uma repaginada no estádio Baenão com a construção do NASP, que hoje é referência clínica esportiva no Norte-Nordeste.

Financeiro

Outro ponto positivo desta gestão, com “cases” importantes para a fomentação de “dinheiro novo”, com vendas de acessórios – especialmente neste momento de pandemia – e camisas alusivas. Assim, o Remo conseguiu resgatar a confiança no mercado pelo compromisso financeiro. O time não contou com nenhum episódio de atrasos salariais, o que tem gerado procura e negociação de jogadores de ponta, a exemplo de Felipe Gedoz.

Conquistas e acesso

Maior vitrine de qualquer gestão, esse fator ainda segue em aberto. Mesmo com a conquista do Parazão em 2019, o acesso à Série B do Brasileirão ainda é o principal ponto a ser conquistado por Fábio Bentes. Na temporada passada, o clube bateu na trave com a classificação, contudo, o cartola pode se consagrar em 2020.

Diário do Pará, 15/11/2020

9 COMENTÁRIOS

  1. O estatuto do Clube prega que o presidente so poderá ter 2 mandatos depois não poderá mais ser reeleito, não concordo, o Presidente poderia ser vitalício desde que esteja desenvolvendo um trabalho competente e eficiente. O Clube do Remo não tem hoje e provavelmente daqui a 5 anos um presidente abnegado, competente, eficiente como FB, eu temo que daqui a 3 anps venha um outro presidente despreparado e venha botar todo este trabalho por água abaixo.

  2. É essa derrota. Foi um banho de água fria. Vcs qrem ver o Remo nao perder Gols. Seria só o Presidente colocar uma Regra. Quem perder Gols. Descontraída 5% do Salário. E pra quem fizesse ganharia de 10% de Bicho.

  3. O fundamental é zerar as dívidas, empreender com pés nos chão e transformar o querido Clube do Remo em uma organização sólida e digna de clube grande como o Fenômeno Azul merece. Isso será como um título grandioso para o futuro do Clube do Remo.

    Parabéns ao presidente Fábio Bentes, eu estou confiante que sua segunda gestão seja ainda melhor.

    • Bom dia nação azulina, Nardino vc é um cara muito pessimista , já falou com a mãe Diná pra saber se o Remo não vai subir ! temos que parar com esses pensamentos negativos e acreditar que é possível, ou vc é torcedor mucurento disfarçado!

  4. AMIGAO SOU REMISTA A 71 ANOS, JOGUEI FUTEBOL E SEI UM POUCO, EU TORÇO DE MAIS PELO NOSSO FILHO DA GLORIA E DO TRIUNFO, NAO SOU PESSIMISTA E NAO SOU MÃE DINA., O NOSSO ATAQUE NAO PRODUZ NADA NEMHUM ARTICULADOR DO MEIO CAMPO CHEGA OU DA BOLA PARA OS ATACANTES, TORÇO PARA SUBIR, NADA DE ERMEL. GOSTARIA DE VER : ERON/SALATIEL NO ATAQUE E GEDOZ/EDUARDO RAMOS. PARA JOGARMOS AS DUAS LA FORA

    • Concordo, temos velocistas e criadores como tcharles e walace, gedoz e Eduardo ,respectivamente, para entrar com 4-2-1-2-1 ou 4-3-3, no entanto o marcadores perdem muitas chances e isso deve ser corrigido de imediato, o Eron entrou bem na partida mas perdeu mts chances, acredito que o salatiel teria marcado naquele jogo, eu vi mt qualidade nos dois centroavantes, mais ainda no saltiel.

  5. Nardino Viana concordo com seu parecer, você como um craque do passado sabe que ER se recuperou recentemente da Covid, portanto ele pode ter sua capacidade aéróbica ainda em recuperação, eu pratico corrida e me recuperei da covid eu fique quase dois meses sem conseguir recuperar a capacidade aerobica que tinha antes da covid-19. Acredito que durante o quadrangular teremos Gedoz e ER entrando no primeiro tempo como titular.

  6. Está tudo errado, ou seja , o presidente eleito tem direito a mais uma reeleição , as vagas para o condel continua. Sendo 100 vagas de acordo com o novo estatuto !!ok

Comments are closed.