Eleição no Clube do Remo
Eleição no Clube do Remo

No próximo sábado (10/11), o caldeirão azulino estará em ebulição por conta da eleição presidencial para o biênio 2019/2020. O pleito começará às 08h e seguirá até as 17h, no ginásio Serra Freire, que faz parte do complexo da sede azulina.

Em seguida, haverá a apuração dos votos para se saber quem assume o posto hoje ocupado por Manoel Ribeiro, que é candidato à reeleição, tendo o advogado Marco Antônio Pina Araújo e o empresário de marketing Fábio Bentes como concorrentes. Seriam 4 concorrentes, como ocorreu na eleição de 2016, mas o ex-presidente e advogado André Cavalcante decidiu não participar.

Formalizados todos os detalhes acerca da eleição, os candidatos seguem em suas campanhas apresentando suas propostas de trabalho a fim de ganhar simpatia do colégio eleitoral azulino, formado sócios proprietários e remidos, beneméritos e grandes beneméritos.

Marco Antônio Pina de Araújo, conhecido como “Magnata”, 41 anos, tenta ser presidente do Remo pela 1ª vez. Em janeiro de 2014, foi eleito vice-presidente de Zeca Pirão. Na eleição seguinte, se candidatou à presidência, mas logo desistiu. Já serviu ao Remo como diretor jurídico e de futebol. Seu vice é Francisco Rosas. Ambos encabeçam a Chapa 30, denominada de “Remo é Mais”.

A Chapa 20, intitulada “MudaREMOs”, tem Fábio Bentes como candidato a presidente e Cláudio Jorge como vice. Bentes, 41 anos, é contador e publicitário pós-graduado em marketing, possui mestrado em gestão pública, tendo feito cursos de gestão esportiva e marketing esportivo. No Remo, foi diretor de marketing, vice-presidente na gestão de André Cavalcante e secretário do Conselho Deliberativo. Atualmente é conselheiro do clube.

Aos 82 anos, Manoel Ribeiro tenta assumir o cargo máximo do clube pela 6ª vez, tendo exercido a função nos biênios 1974-75, 1978-79, 1984-85 e o atual mandato 2017-18, além de interinamente em 2015, quando ficou no cargo de maio até janeiro de 2016, quando passou a direção para André Cavalcante, que exerceu o cargo de presidente em um mandato-tampão, por apenas 9 meses. Para este pleito, Ribeiro tem como vice o coronel PM Hilton Benigno.

Nas propostas das chapas, dois fatos são similares: reabertura do Baenão e a manutenção de João Neto como técnico do time profissionais. A seguir, apresentamos as principais propostas das 3 chapas:

Chapa 10 – “Leão Azul”
Manoel Ribeiro e Hilton Benigno

  1. Desenvolvimento do projeto das marca própria do Clube do Remo.
  2. Valorização dos Beneméritos e Grandes Beneméritos e de suas contribuições ao clube.
  3. Criação de novos benefícios para o sócio proprietário, como direito a descontos nas lojas do Remo e redes parceiras.
  4. Aumento das redes de empresas parceiras do clube.
  5. Reabertura do Baenão.
  6. Acesso à Série B de 2019.
  7. Construção do Centro de Treinamento.
  8. Responsabilidade com as finanças do clube.
  9. Implementação da Ouvidoria do Clube do Remo.

Chapa 20 – “MudaREMOs”
Fábio Bentes e Cláudio Jorge

  1. Prioridade na reabertura do Baenão como valor afetivo aos torcedores e questão financeira (despesas) ao clube; captação de recursos junto ao projeto “Retorno do Rei”.
  2. Valorização do Associado. Dotar a sede social com aparelhos que darão ao associado opções: área de lazer, restaurante, churrascaria, brinquedoteca.
  3. Valorização dos Esportes Olímpicos e Amadores: criar o Departamento de Atletismo para melhorar a relação entre corredores azulinos e o clube. O Remo tem diversas equipes de corridas, mas nenhuma tem vínculo aberto com a diretoria.
  4. Finanças do clube: gestão profissional e transparência.
  5. Contratar executivos para áreas estratégicas como Finanças, Marketing e Comercial.
  6. Adotar a Governança Corporativa visando escolher fornecedores através dos procedimentos internos similares ao processo licitatório utilizado na administração pública.
  7. Um dos pilares da gestão será a “Transparência”. Desde o primeiro mês de gestão será criado o “Portal da Transparência do Clube do Remo” onde será divulgado todos atos e prestação de contas da administração.
  8. Auditoria e Caixa Único implantados desde o começo da gestão.
  9. Redução imediata de despesas e adequação de receitas para não gastar mais do que for arrecadado.
  10. Criação de setor especializado em captação de investidores com pessoas na área comercial preparadas pra buscar parceiros que queiram associar sua empresa ao Clube do Remo.
  11. Fortalecer a estratégia “Loja do Remo”, aumentando o controle do clube no que é vendido.
  12. Departamento de Marketing e Comunicação: mostrar para o mercado as vantagens de associar à marca Clube do Remo, criando novas formas de receitas para evitar dependências de rendas variantes, como da bilheteria de jogos.
  13. Programa Nação Azul: sua importância na fidelização dos sócios-torcedores na modernização do clube; retomar as redes da parcerias por meio do programa “Clube de Vantagens”.
  14. Estruturar o Departamento de Futebol com profissionais e condições dignas de trabalho. O planejamento tem de estar de acordo com as finanças do clube para não acontecer atrasos salariais.
  15. Valorização da base com estruturas e profissionais adequados para formação de atletas azulinos.
  16. Treinador Netão (João Nasser Neto) será mantido para 2019 por ser um profissional de qualidade, estudioso e conhecedor do Remo. Salvou o time do rebaixamento para Série D.
  17. Serão estabelecidos critérios claros e objetivos na escolha de jogadores e demais profissionais, inclusive se utilizando da mais recente ferramenta tecnológicas. Atualmente, é comum atletas serem contratados por meio de vídeos mostrados por terceiros.
  18. A implantação de um setor específico para análise de desempenho de jogadores visando trazer jogadores de maior qualidade para o plantel. A economia será em não contratar às cegas.

Chapa 30 – “Remo é Mais”
Marco Antônio Pina e Francisco Rosas

  1. Reabertura do Estádio Evandro Almeida (Baenão) dentro dos critérios exigidos pelos órgãos competentes.
  2. Investimentos nos Esportes Olímpicos: inclusão do clube na responsabilidade social e autonomia da gestão dos esportes olímpicos.
  3. Criação do “Portal da Transparência”: prestação de contas via site, acessível ao sócio e ao torcedor azulino.
  4. Criação do Conselho Consultivo Empresarial, visando a autossustentabilidade financeira e administrativa do clube.
  5. Criação do Cefaz (Centro de Formação de Atletas Azulinos) e investimentos nas divisões de base.
  6. Plantel Competitivo para temporada de 2019: melhor critério nas contratações. Formação de uma comissão autônoma para o Departamento de Futebol.
  7. Manutenção de João Nasser Neto como treinador.

O Liberal, 04/11/2018

6 COMENTÁRIOS

  1. Fábio Bentes
    Suas propostas são ousadas , o clube do remo precisa renovar , chega de velharia , vamos investir no novo .
    Infelizmente não tenho direito a voto .
    Mas vou torcer pra q essa chapa ganhe a presidência

  2. A impressão que tenho é que o Marechal mais escuta do que fala, um sábio tem que saber escutar, eu percebi que será o presidente mais falado dentro do clube nos próximos anos, mesmo após não desejar mais candidatar-se. Eu acredito que ele pode vencer esta disputa mesmo aos 82 anos, eu também percebi que ele é lucido e deve ter 90% da memoria que tinha aos 41 anos, pra mim é o mais indicado para Presidir o leão neste período de transição em que no próximo Pleito o período será de três anos para a chapa vencedora.

Comments are closed.