João Moscoso
João Moscoso

A questão levantada pelo candidato à presidência do Remo, Marco Antônio Pina (Magnata), sobre nomes de pessoas falecidas constarem na lista de votação azulina foi contestada pelo presidente da Junta Eleitoral do Clube do Remo.

De acordo com João Moscoso, os associados que constam na lista de votação são sócios remidos e que inevitavelmente isso ocorrerá em qualquer eleição. O presidente da Junta Eleitoral remista informou também que a lista definitiva é essa e que nenhuma outra será feita.

“Isso é uma coisa normal. O sócio remido não possui obrigatoriedade de pagar mensalidades, ele só precisou fazer o recadastramento. Então, se por ventura, alguém faleceu nesse período e os familiares não levaram a certidão de óbito para dar baixa no cadastro do clube, ele vai aparecer como apto a votar. Se o sócio falecido fosse proprietário, ele teria que fazer o recadastramento, mas também pagar sua mensalidade e seria mais fácil saber sobre a situação dele, pois deixaria de pagar e o clube automaticamente excluiria da lista por não estar honrando com as suas obrigações. Então realizei a entrega dessa lista hoje (quarta-feira) ao TRE para dar legitimidade à votação”, disse.

Além da situação de sócios falecidos, Moscoso explicou os motivos de alguns sócios questionarem o não aparecimento de seus nomes na lista de votação, mesmo estando dentro dos prazos estabelecidos pelo clube, que são 6 meses antes do início do período eleitoral, que é no mês de outubro, e não em novembro, dia da eleição.

“O clube prevê que o associado tenha contribuído por no mínimo 6 meses para ter direito ao voto na eleição, mas esse prazo é necessário que seja completado no mês de outubro, que marca o início do processo eleitoral no clube. Muitos estão questionando, mas entraram no clube em junho e que em novembro estarão com 6 meses contribuindo com o Remo, mas no dia da votação não teremos como saber se ele pagou ou não o último mês, contribuindo então com apenas 5 meses e não 6, como o estatuto pede. Por isso é necessário que a Junta Eleitoral do clube entregue com antecedência os nomes que estão aptos. Agora, se o sócio possuía o direito e não constava, ele teria que ir à secretaria do clube e fazer uma ocorrência, mas o prazo encerrou na sexta-feira (26/10)”, comentou.

Para este pleito, 2.075 sócios azulinos terão direito a votar. Desse número, 343 são proprietários e 1.732 remidos. A eleição no Remo ocorre no próximo dia 10/11, na sede social do clube.

Portal ORM, 31/10/2018