Pedro Minowa e Henrique Custódio
Pedro Minowa e Henrique Custódio

A eleição do Clube do Remo ainda é motivo de discórdia, já que o pleito do dia 08/11 que deu a vitória a Pedro Minowa foi anulada, o que o levou a recorrer à Justiça Comum para que ela fosse validada.

O juiz da 6ª Vara Cível não concedeu o pedido de liminar para que a votação fosse validada e pediu mais informações à antiga Comissão Eleitoral que tem, desde sexta-feira, 15 dias para responder às questões feitas.

Os membros da “Chapa 2” ainda não se deram por satisfeitos e, se não mudaram de ideia no final de semana, hoje devem entrar no Tribunal de Justiça com agravo de instrumento contra a decisão do juiz da 6ª Vara, Roberto César Oliveira.

Porém, isso pode não ser suficiente para garantir o resultado da primeira eleição por causa do pouco tempo. Hoje, por exemplo, é o primeiro dos 3 dias que os interessados em concorrer ao pleito do dia 13/12 têm para inscrever suas chapas.

Desde a segunda-feira (10/11), quando a Assembleia Geral oficializou a anulação da eleição e confirmou a próxima para o dia 13/12, estipulou o período de 17 a 19/11 para que os interessados inscrevessem chapas. Por enquanto, as duas que estiveram na disputa anterior devem ser inscritas, sem nenhum indício de que uma terceira possa aparecer. Ou seja, o atual Zeca Pirão pela situação, Minowa pela oposição.

Além da importância implícita que esses 3 dias ganharam por tudo o que tem acontecido nesse processo, os últimos dias deram um tempero a mais quando a situação tentou uma manobra de aproximação para tentar minar as forças da oposição.

Uma proposta de chapa única chegou a ser feita, com Zeca Pirão encabeçando-a e Minowa sendo vice, o que foi logo negada pelo candidato da “Chapa 2”, que sequer permaneceu na reunião da semana passada até o final.

O atual presidente deixaria o cargo depois do primeiro ano de mandato para dar espaço ao adversário, tempo em que pretendia levar o Remo à Série C e finalizar as obras do Baenão. Por mais que se comprometesse a registrar em cartório esse compromisso, ele não foi aceito.

Se apenas as duas chapas se inscreverem para a próxima eleição, ambas disputarão com praticamente as mesmas propostas. Os dois candidatos querem a contratação de um executivo de futebol de fora de Belém, a montagem de imediata da nova comissão técnica, valorizar mais a base, ter os pés no chão na contratação de jogadores, finalizar a reforma no Evandro Almeida e construir um Centro de Treinamentos, entre outras coisas.

Em tempo, todos os postulantes ao cargo e seus dirigentes vêm da atual diretoria e quase nada disso foi feito. O que se iniciou, não foi finalizado.

Como não houve o acordo esperado pela “Chapa 1”, ainda na semana passada o atual presidente afirmou que pretendia dar prosseguimento ao planejamento da diretoria dele para reformulação do elenco. Não se sabe se Pirão vai contratar logo um novo treinador, função para qual já tem pelo menos 3 candidatos, mas deve, nos próximos dias, começar a reformulação do elenco, contratando e, principalmente, rescindindo e pagando salários atrasados para quem estava no Baenão.

Amazônia, 17/11/2014