Robério D'oliveira e Manoel Ribeiro
Robério D'oliveira e Manoel Ribeiro

Com a eleição do Clube do Remo do último sábado (08/11) anulada, o novo pleito está marcado para o dia 13/12. A informação foi oficializada ontem à noite, em entrevista coletiva, pelo presidente da Assembleia Geral do clube, Robério Abdon d’Oliveira. Na ocasião, também confirmou que, como a eleição não foi confirmada, Zeca Pirão permanece como presidente, assim como o atual Conselho Deliberativo.

“Editei uma resolução que prorroga o mandato do Condel e do Codir. O clube não poderia ficar sem esses dois órgãos, acéfalo. Estou convocando uma assembleia extraordinária para que esses dados sejam referendados”, confirmou d’Oliveira. O presidente do Conselho Deliberativo é o ex-presidente Manoel Ribeiro, presente também na coletiva de ontem, realizada na sede social do clube.

D’Oliveira confirmou que novas chapas e novos candidatos ao Condel podem se inscrever. O prazo para tanto é de apenas 3 dias, o período de 17 a 19/11, semana que vem. Depois, a nova Comissão Eleitoral terá 2 dias para analisar possíveis impugnações e, se acontecer, mais 2 dias para deliberar sobre elas. Apesar de apenas 3 dias de inscrição, como todos já sabem que haverá eleição, os interessados terão, de fato, uma semana para se organizarem para tanto.

“Como presidente da Assembleia geral, adoto a partir de hoje alguma medidas para que o clube não pare. Estou convocando eleições para o dia 13/12, no mesmo local. Será reaberto o processo eleitoral através de edital. A partir de segunda-feira (17/11) poderão haver novas inscrições de chapas para o Codir e de candidatos para o Condel”, disse.

“Vamos iniciar um processo eleitoral que foi pensado no mais curto espaço de tempo possível para evitar que se repitam os mesmos erros. A intenção é ter a eleição mais organizada da história do clube”, completou.

O presidente da Assembleia Geral admitiu que não houve uma preparação adequada para uma eleição direta. Com um tempo a mais, haverá uma solicitação ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) para a utilização de urnas eletrônicas para, ao menos, a votação para a escolha do presidente. Com a nova votação marcada, foi composta outra Comissão Eleitoral com Pedro Lima (presidente), Aldebaro Klautau e Carlos Gama, este remanescente da anterior e que votou pela anulação na eleição anterior.

“Acho que o Remo não se preparou a contento para essa eleição direta. Metade das pessoas que foram convocadas para mesários faltou. Os fiscais das chapas tiveram que fazer esse papel. A preparação não foi feita como deveria. Faltou experiência ao nosso clube para uma eleição direta, mas acredito que os erros foram assimilados”, afirmou.

“A primeira providência tomada foi a de organizar o processo eleitoral. A segunda será diligenciar junto à Justiça Eleitoral que sejam emprestadas urnas eletrônicas para a eleição”, finalizou d’Oliveira.

Amazônia, 12/11/2014