Sede Social
Sede Social

Em 109 anos de história, o Clube do Remo acumulou incontáveis momentos importantes, capítulos vitoriosos e episódios dignos de lembrança eterna. Mostrando sua capacidade de se reinventar a cada momento, mais um deles promete juntar-se à pujante trajetória do Leão Azul. No próximo dia 08/11, o Clube do Remo entra definitivamente na era da democracia do voto, com a realização da primeira eleição presidencial com o voto direto do associado.

O pleito inédito, reformulado após uma ampla e decisiva série de protestos encabeçados por diversos grupos de torcedores descontentes com os rumos que o clube tomava, sobretudo pela falta de calendário e o jejum de títulos, foi viabilizado graças à criação de um novo Estatuto, que contrapõe a defasada carta de diretrizes azulinas. Sob o comando do processo eleitoral, uma comissão formada por 3 pessoas foi designada para organizar todo o processo.

Carlos Gama, Altermar Paes e Roberto Porto ficam encarregados de julgar pedidos de inscrição, liberar ou deferir chapas, providenciar reprodução de cédulas de votação, instalar urnas, coordenar a contagem de votos e diversas outras atividades entre 08h e 17h do dia do pleito. Nesse período, 9.400 sócios remidos e 600 sócios proprietários estão aptos a escolher o presidente e mais 100 conselheiros.

O direito de escolha é unicamente reservado aqueles que estão com a situação financeira em dia, não havendo mais tempo para regularizações. A posse dos eleitos será imediata. Isto quer dizer que, ainda em 2014, o novo presidente do Clube do Remo e os 100 conselheiros terão que assumir suas respectivas funções neste ano, preparando terreno para o biênio 2014/15.

[colored_box color=”yellow”]Pirão quer evitar os erros da primeira gestão

Quando sentou pela primeira vez na cadeira de presidente do Clube do Remo, Zeca Pirão era um veterano político. Vereador da capital e acostumado com os meandros do tabuleiro político, o agora dirigente debutou de forma esperta: reconhecendo sua falta de tato com o mundo da cartolagem, recrutou forças de trabalho em sua volta e abriu as portas do clube para o diálogo com todas as frentes.

A abertura política teve seus custos. Dono de uma personalidade forte e centralizadora, Pirão pagou caro por algumas atitudes suas e por outras delegadas a seus subordinados. Talvez a maior delas foi segurar o técnico Charles Guerreiro quando os sinais de desgaste eram evidentes. Embora rude, Pirão nutre simpatia por muitas pessoas e acaba tratando dessas amizades como verdadeiras irmandades.

Tudo isso guiou o seu mandato a ferro e fogo. Na prática, não economizou esforços ao montar um elenco caro que não decolou, mas teve trunfos que há 5 anos o Remo passava longe: conquistou o Campeonato Paraense, a vaga na Série D e deu início à construção do novo Baenão, que detém uma das melhores estruturas do Estado, ainda que em fase de conclusão.

Alguns o chamam de centralizador, outros dizem ser ele um inovador. Opiniões à parte, Zeca Pirão tenta um novo mandato com a convicção de quem já entrou para a história do Remo e tem muito mais a fazer. “Tivemos muitos erros e admito, mas todos foram feitos por ação. Não vou sossegar enquanto não devolver o Remo para a Série C, além de entregar o Baenão, que é um compromisso meu, e fazer deste clube a imagem que sempre foi para sua torcida”, discursa.

  • Nome: José Wilson Costa Araújo
  • Naturalidade: Belém-PA
  • Idade: 55 anos
  • Profissão: Vereador em Belém-PA
  • Estado Civil: Divorciado
  • Cargo no Remo: Presidente
  • Vice-presidente: Marco Antônio Pina, o “Magnata”

Propostas:

  • Conclusão das obras do novo estádio Baenão em parceria com empresas;
  • Construção do Centro de Treinamento em parceria com a Prefeitura de Belém;
  • Valorização das divisões de base do Clube do Remo;
  • Parceria com empresa de gestão esportiva para gestão de futebol, marketing esportivo e gestão esportiva;
  • Contratação de executivos para departamentos estratégicos do clube;
  • Reestruturação do Departamento de Futebol conforme organograma da ABEX (Associação Brasileira de Executivos de Futebol).

[/colored_box]
“Anjo do Oriente” vai para uma nova tentativa

Ele é praticamente um “Lula” no futebol remista. Pelo menos é assim que o empresário Pedro Minowa define a saga em busca do cargo máximo do Conselho Diretor do Remo. Do alto de seus 73 anos, sendo 51 deles dedicados ao Leão, Minowa enxerga ser este o melhor momento à sua ascensão, embora saiba que o desafio seja grande, sobretudo pela concorrência pesada que o cerca.

A primeira investida aconteceu em 2002. Na segunda tentativa, em 2004, perdeu para Raphael Levy e na terceira, quatro anos depois, foi derrotado por Raimundo Ribeiro. Apesar disso, ele chega a sua quarta tentativa mais confiante do que nunca, contando com o seu fiel escudeiro e candidato a vice, o médico Henrique Custódio.

Apesar de nunca ter tido o prazer de gerir o clube, Minowa é conhecido pelo sonho de vencer a eleição e pelos gastos generosos empregados no clube, sem nunca ter cobrado um centavo dos mais de R$ 500 mil investidos durante vários anos. Tamanha simpatia e generosidade lhe renderam o carinho de muitos abnegados e um apelido de “Anjo do Oriente”.

Caso seja eleito, Minowa quer implantar uma gestão séria e progressiva, que proclama ter em mãos uma conquista das mais desejadas – a construção do CT. Na outra manga, Minowa traz propostas para revitalizar e modernizar o patrimônio do clube, espantando de uma vez por todas a ideia de que idade não combina com modernidade.

“Embora tenha mais idade, me considero um candidato com propostas atuais, basta você olhar a nossa plataforma. Temos totais condições de transformar o Remo em um clube moderno e para isso vamos contratar profissionais experientes para cada área de atuação”, promete.

  • Nome: Pedro Ernesto Vasconcelos Minowa
  • Naturalidade: Belém-PA
  • Idade: 73 anos
  • Profissão: Empresário da construção civil
  • Estado Civil: Casado
  • Cargo no Remo: Diretor da Base
  • Vice-presidente: Henrique Custódio

Propostas:

  • Construção do Centro de Treinamento;
  • Contratação de técnico vencedor que valorize a base;
  • Investimentos na área do Carrossel, transformando em uma arena society;
  • Fortalecimento das divisões de base, modernizando e oferecendo trabalho médico e psicológico;
  • Incentivo ao departamento de sócio do Clube do Remo;
  • Contratação de empresa especializada em gestão esportiva para gerenciamento de ações.

Diário do Pará, 26/10/2014