Pedro Minowa
Pedro Minowa

O primeiro encontro do Clube do Remo com a democracia foi quase perfeito. Em uma eleição disputada voto a voto, recheada de tensão, expectativa e confusão, o candidato da oposição, Pedro Minowa, foi eleito presidente azulino pelos próximos 2 anos.

Contudo, o resultado oficial só será confirmado nesta segunda-feira, 10/11, após o pedido de impugnação feito pela chapa de Zeca Pirão ser avaliado pela comissão eleitoral.

Dos mais de 10 mil associados com direito a voto, pouco mais de 1.200 compareceram à sede social do clube, no último sábado (08/11), para escolher entre as chapas “Unidos para a luta” e “Remo rumo à modernidade”. Os 1.276 associados presentes, mais precisamente, presenciaram um dia festivo, que marcou definitivamente a entrada do Remo na era democrática.

A movimentação na sede azulina começou exatamente às 08h. Entre eleitores, cabos eleitorais e candidatos, a sede viveu um dia agitado. As 10 urnas colocadas à disposição receberam os votos que foram sendo computados um a um, aumentando a tensão dos candidatos com o passar do tempo.

De um lado, Zeca Pirão, atual presidente, manteve a postura séria, sentando-se junto à mesa eleitoral, conferindo um a um os votos que eram direcionados a ele e ao concorrente.

Pedro Minowa, por outro lado, manteve a típica tranquilidade oriental. Por dentro, no entanto, o empresário fervia de emoção, na expectativa de ser presidente do clube após três tentativas frustradas.

Aproximadamente às 22h, quando encerrada a última urna, a contagem total apontou 647 votos para a Chapa 2, contra 629 da Chapa 1. Resultado: Pedro Minowa eleito, não sem antes receber um pedido de impugnação da chapa perdedora, na alegação de que 5 urnas apresentavam número de votos diferente do número de assinaturas.

Diário do Pará, 10/11/2014