André Cavalcante
André Cavalcante

Com eleição marcada para o dia 13/12, a oposição ainda busca uma definição prévia na Justiça Comum, mas os prazos judiciais podem fazer com que a ação não tenha tempo hábil de ser concluída antes da próxima votação. Enquanto que a oposição mostra otimismo em um desfecho rápido, a situação se mostra tranquila quanto aos prazos e de que essa definição vai demorar.

O processo que pede a validação da eleição do dia 08/11, vencida por Pedro Minowa, prossegue na 6ª Vara Cível, com o juiz Roberto César Oliveira. O caso está em fase de coleta de depoimentos, tendo sido chamados o presidente da Assembleia Geral, Robério D’oliveira, o presidente da Comissão Eleitoral, Altemar Paes, e os integrantes da mesma comissão, Carlos Gama e Roberto Porto.

O próximo passo da ação é ouvir outros dois nomes cruciais que foram citados, o atual presidente Zeca Pirão e o vice Marco Antônio Pina. “Quando acontece uma ação com vários requeridos, o juiz pede que cada um mande sua manifestação sobre o caso por escrito para ser analisada. Só depois do envio da última manifestação é que começará a correr o prazo de contestação, que é de 15 dias. Em outras palavras, (o resultado) vai demorar mais de 2 meses, no mínimo”, explicou o advogado André Cavalcante, atual diretor jurídico do Leão Azul.

“A ação era uma tutela antecipada, na qual queriam que o juiz desse a decisão antes de ouvir a outra parte e, assim, empossasse o Minowa imediatamente como presidente. Só que o juiz se reservou o direito de pedir a manifestação dos envolvidos. É isto que está acontecendo agora”, completou o dirigente.

Já o advogado da Chapa 2, que impetrou a ação, Hamilton Guedes, afirmou esperar para antes da eleição uma definição. “As novas eleições seriam suspensas e Minowa seria empossado como novo presidente do Clube do Remo. Seria um resultado definitivo, porque não daria mais tempo para um novo recurso”, acredita.

Candidato a vice pela oposição, o médico Henrique Custódio mostra-se esperançoso nesse desfecho. “Estamos aguardando a finalização deste processo de oitivas, que está próximo de acabar. A expectativa é de que, logo após isto, o juiz anuncie sua decisão”, disse.

Amazônia, 25/11/2014