Pedro Minowa e Henrique Custódio
Pedro Minowa e Henrique Custódio

A Chapa 2, formada Pedro Minowa e Henrique Custódio, ingressou nesta quarta-feira (12/11) com um recurso na Justiça Comum para tentar fazer valer o primeiro resultado das eleições remistas, canceladas após a suspeita de fraude durante a votação. “Já entramos na Justiça, mas não podemos dar mais detalhes. Isso é só com nosso departamento jurídico”, confirmou Custódio.

A eleição para escolha do presidente do Remo foi realizada no último sábado, 08/11. Um total de 1.276 sócios votou e, no final, Pedro Minowa levou 647 votos contra 629 de Zeca Pirão. Todavia, Pirão pediu a impugnação de 5 urnas, que teriam mais votos do que assinaturas. Por decisão da Comissão eleitoral, um novo pleito está marcado para o próximo dia 13/12.

Se for seguido à risca o processo eleitoral do Remo, o clube será severamente prejudicado naquele que é seu carro chefe, o futebol profissional. As duas chapas que concorrem à presidência sabem disso e têm seus respectivos planejamentos, inclusive com parcerias com empresas de consultoria esportiva.

Desde que a Assembleia Geral do clube confirmou a decisão de anular a eleição, o candidato da situação, o atual presidente Zeca Pirão, vem acenando com uma aproximação com a oposição, a chapa de Pedro Minowa. Ontem, ele confirmou que a intenção e fez um convite para um encontro hoje (13/11) à noite, o que foi atendido pelos adversários.

A confirmação do encontro foi dada por Pirão, em entrevista coletiva. Em suas palavras, esse encontro pode, inclusive, ter desdobramentos mais importantes para a eleição. Com um novo processo eleitoral aberto, as inscrições de chapas estarão abertas semana que vem, entre os dias 17 e 19/11.

Candidato a vice na Chapa 2, o médico Henrique Custódio nunca negou ver com bons olhos essas conversas, mas foi enfático ao matar na fonte qualquer possibilidade de composição. “Não existe essa possibilidade”, disse.

“Vamos escutar eles, sim. Cada chapa tem seu planejamento, cada lado vai mostrar suas opiniões. Depois do encontro, vamos ver que rumo tomar”, completou Custódio.

Além das rusgas que aconteceram no processo eleitoral, alguns motivos levam a crer que uma composição parece improvável de acontecer. O principal é o desejo de cada um dos candidatos de ser o presidente do clube. Pedro Minowa tenta sua quarta eleição depois de ter tido muitas vezes o tapete puxado na última hora.

Zeca Pirão deixou claro que uma composição seria aceita por ele, desde que permanecesse no cargo. “Seria possível (abir mão de encabeçar uma chapa única) se não tivesse feito alguns compromissos com a torcida. Em especial a de deixar o Remo na Série C e concluir as obras no Baenão. Acredito que em um ano isso pode ser feito. Preciso pagar essa dívida, depois não vejo problema em dar espaço a outra pessoa”, afirmou Pirão.

Amazônia, 13/11/2014