Torcida protesta pedindo eleições diretas
Torcida protesta pedindo eleições diretas

Os sócios do Clube do Remo estão convocados para comparecer à sede social da Avenida Nazaré, no próximo dia 27/06, a partir das 18h, para votar a aprovação do novo Estatuto Social do Clube. A Assembleia Geral ocorrerá no salão nobre do Leão Azul, onde normalmente são realizadas as reuniões do Conselho Deliberativo azulino.

Desde a sexta-feira, a minuta do novo regimento do clube está disponível para consulta na secretaria da sede social remista. O associado pode comparecer ao local no horário comercial para copiar o arquivo digital contendo os 127 artigos que compõem o documento em uma mídia. Assim, os sócios terão a oportunidade de analisar as mudanças feitas antes da votação.

Para entrar em vigor, o novo estatuto deve ser aprovado pela maioria dos sócios presentes. Podem votar os associados maiores de 18 anos que tenham 03 (três) anos de associação e estejam em dia com as mensalidades. Os sócios proprietários, que não precisam pagar mensalidades, também têm direito a participar da Assembleia Geral. É bom lembrar que o sócio-torcedor não tem direito a voto.

Se aprovado, o novo regulamento entrará em vigor ainda este ano e permitirá, entre outras mudanças, que os sócios votem na eleição para a presidência do clube, após 01 (um) ano de associação, e que os presidentes só tenham direito a 01 (uma) reeleição, medidas que tornam mais democrática a gestão do Leão Azul. Assim, quando o novo o estatuto entrar em vigor, os torcedores que se associarem até o dia 30/11 deste ano já poderão votar nas eleições presidenciais programadas para dezembro de 2014.

Entre as novidades do novo estatuto, está a possibilidade de impeachment do presidente por atos que prejudiquem o patrimônio material e imaterial do clube e a contribuição dos conselheiros com 1/3 do salário mínimo para financiar as despesas do órgão.

A proposta que gerou mais polêmica nos últimos meses é justamente a que institui a realização de eleições diretas para a presidência do executivo remista, como já acontece no Paysandu e na Tuna Luso.

A proposta atual de estatuto foi criada por uma comissão coordenada por Angelo Carrascosa, Procurador de Justiça do Estado, e que foi integrada ainda por outros representantes do clube. Esta comissão tomou como base o texto original elaborado por Benedito Wilson Sá, Promotor de Justiça, em um processo que durou mais de dois anos. Para elaborar o documento, a comissão também levou em consideração o novo Código Civil Brasileiro.

Principais novidades do novo estatuto

  1. As eleições para a presidência passam da forma indireta para direta, com todos os sócios ativos tendo direito a voto.
  2. Possibilidade de o presidente sofret impeachment em caso de comprovar-se que algum de seus atos tenha atentado contra o patrimônio do clube.
  3. Diminuição do número de conselheiros eleitos, de 100 para 50, com 25 suplentes ao invés dos atuais 50.
  4. Redução do limite do número de reeleições para o Conselho Diretor, que passará a ser de apenas uma.
  5. Criação de uma Comissão de Inquérito, que teria como principal função processar e punir o associado que tenha cometido atos inadequados nas instalações do clube.
  6. Criação de uma ouvidoria no Conselho Deliberativo, com o objetivo de facilitar a relação entre sócios e torcedores com o próprio Condel azulino.
  7. Implantação do mecanismo de “ficha limpa” para as candidaturas do Conselho Diretor (Codir). Com isso, os candidatos não poderão ter condenações na Justiça para pleitear aos cargos de presidente e vice do clube.
  8. Implantar uma maior vigilância nos gastos do executivo para tentar evitar o repasse de dívidas para as próximas gestões.

O Liberal, 09/06/2013