Torcedores do Remo estão indignados com o atual momento do clube
Torcedores do Remo estão indignados com o atual momento do clube

O Clube do Remo viveu um momento histórico na noite de ontem. Não se trata de título ou feito marcante, mas sim um movimento pedindo eleição direta para presidência do clube, que por toda sua história foi conduzida por restritos conselheiros, beneméritos e grande beneméritos do clube.

O movimento começou pela internet e ganhou as ruas. No fim da tarde e início da noite de ontem, quase 1.500 torcedores estiveram em frente à sede social do clube, na Avenida Nazaré, protestando contra a gestão do presidente Sérgio Cabeça, que já está há três anos no poder.

Batizado de “Remocracia: Renova Leão”, o movimento é encabeçado pela Associação de Sócios do Clube do Remo (Assoremo), mas já conta com apoio de praticante todos os setores azulinos. Ontem, presidentes de torcidas organizadas, ex-jogadores do Remo, torcedores comuns e até políticos foram protestar. Com um trio elétrico e munidos de faixas, cartazes, balões e fantasias de múmia – uma alusão aos dirigentes -, os manifestantes soltaram gritos de ordens, cantaram o hino do clube e discutiram.

O ex-jogador e técnico Artur, o “Rei Artur”, integrou o movimento. Um dos grandes jogadores da história do Leão, Arthur contou que virou sócio proprietário do clube recentemente e quer as eleições diretas. “Estou aqui como torcedor e sócio. Sabemos que as eleições diretas são os únicos meios que nós temos para fazer o Remo voltar a brilhar. A torcida do Leão é quem faz ele ser grande, por isso acho muito errado uma meia dúzia de pessoas se apropriarem deste clube, queremos a democratização”, pede ele, que não assegura, mas também não descarta, uma candidatura a presidente.

Outro ex-jogador que participou do protesto foi o ex-zagueiro azulino Diego Barros. Atual jogador do Cuiabá (MT), Diego falou pelo telefone com os torcedores e disse apoiá-los, pois considera que “o Remo é uma nação que precisa se livrar da ditadura”.

Dia 27/05 pode entrar para a história

Depois de muitos gritos de ordem e pronunciamentos de alguns presidentes de torcidas organizadas, por volta das 19h, os diretores da Associação de Sócios do Clube do Remo foram recebidos na sede social por Josias Campos, diretor de patrimônio.

Segundo Thiago Passos, presidente da Assoremo, Josias garantiu que na próxima segunda-feira, 27/05, o Conselho Deliberativo se reúne para, finalmente, aprovar os 27 artigos restantes do novo Estatuto do clube, que estabelece a eleição direta.

“O objetivo do nosso protesto era garantir a reunião que vai aprovar o novo Estatuto e conseguimos isso. Na reunião que tivemos com a diretoria, ficou acertado que o Condel irá reunir na segunda-feira”, conta Thiago. “Todos os diretores da Assoremo estarão presentes aqui na segunda e, caso a reunião não aconteça ou o Estatuto não seja aprovado, novos protestos como este serão feitos”, garante.

Na mesma semana, o presidente da Assoremo acredita que o presidente do Condel, Manoel Ribeiro, e o presidente do Conselho Diretor (Codir), Sérgio Cabeça, receberam notificações da Justiça exigindo a ata de presença das últimas 30 reuniões do Conselho. Os sócios querem comprovar o excesso de faltas de mais de 50% dos conselheiros e, dessa forma, reformular o Condel. “São pedidos que se complementam e que estamos confiantes”, concluiu.

Diário do Pará, 23/05/2013