Alfredo Costa
Alfredo Costa

A polêmica envolvendo o futebol paraense pode tomar proporções maiores que as imagináveis no início da paralisação do Parazão 2013. Após denúncias, troca de farpas nos veículos de comunicação e pouca bola rolando nos gramados paraenses, o futebol deve ser alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

A iniciativa que visa tirar a limpo a situação dos clubes e da Federação Paraense de Futebol (FPF) é iniciativa do deputado estadual Alfredo Costa (PT). Alfredo encabeça o movimento entre os deputados dentro da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (ALEPA). Em entrevista, Alfredo conta detalhes do motivo de colocar em pauta uma investigação em torno do futebol local.

“O futebol paraense está paralisado, com várias denúncias feitas aos clubes e à Federação Paraense de Futebol. Nós, deputados, não podemos ficar parados. Tive a iniciativa de propor essa CPI para fazer uma investigação e passar a limpo a situação na Federação e nos clubes. O futebol movimenta a paixão do torcedor paraense. A economia também é envolvida, desde o vendedor do churrasquinho, até os próprios clubes que não conseguem arcar com suas respectivas folhas salariais. Até terça-feira (16/04) espero protocolar esse requerimento com todas as assinaturas”, contou.

Para que a proposta de CPI seja emplacada na ALEPA, será necessária a assinatura de um terço dos 41 deputados que fazem parte da Assembleia. Para Alfredo, o recolhimento dessas assinaturas não será problema para o início das investigações. “Precisamos de um terço das assinaturas. Ao todo são 41 deputados. Acredito que isso será tranquilo, pois como se trata de futebol, a maioria dos deputados gosta do esporte e quer o bem do futebol paraense. Tivemos manifestação positiva, inclusive, do senador Mário Couto (PSDB)”, revelou o deputado.

Os clubes filiados à Federação Paraense de Futebol ainda não se manifestaram a respeito do assunto, segundo Alfredo Costa. A expectativa é que Assembleia Legislativa consiga contribuir com o avanço do futebol no Estado do Pará, decadente nos últimos anos, ainda segundo o deputado. “Ainda não tratei com ninguém (clubes). Essa iniciativa é somente baseada nas denúncias, para que a gente passe a limpo essas situações e saiba o motivo da decadência do futebol paraense nos últimos anos. A ideia é que a Assembleia Legislativa contribua com o futebol paraense. Queremos ajudar o nosso futebol”, completou.

Portal ORM, 11/04/2013