Antônio Carlos Nunes de Lima
Antônio Carlos Nunes de Lima

Os deputados da CPI do Futebol aprovaram a convocação do mandatário da Federação Paraense de Futebol (FPF), Antônio Carlos Nunes, e os presidentes do Paysandu e Remo; Vandick Lima e Sérgio Cabeça, respectivamente, para depor, nas investigações sobre denúncias de irregularidades de uso de recursos públicos pela entidade que organiza o Campeonato Paraense de Futebol.

No entanto, antes da marcação das oitivas, os deputados terão alguns dias para estudar o caso com base nas cópias dos contratos firmados entre a FPF e o Banco do Estado do Pará (Banpará) no período de 2009 a 2012, os quais beneficiaram os clubes paraenses que disputaram a Primeira Divisão do Estadual. Em contrapartida, os clubes foram obrigados a divulgar a marca e os serviços da instituição financeira nos meios publicitários e, ainda, deveriam ceder ingressos.

Assim como o Banpará, a Federação também terá cinco dias, após a comunicação oficial, para enviar os documentos exigidos pelos deputados, o que deverá acontecer até a próxima quinta-feira, dia 20/06. O presidente da CPI, Raimundo Belo, disse que pedirá explicações minuciosas acerca dos contratos, inclusive com os valores repassados e o teor de formalidade.

“A Comissão vai pedir toda a documentação para analisar as cláusulas, saber dos valores envolvidos, o quanto é (foi) destinado aos clubes e à FPF, como é feito o controle e a prestação de contas destes recursos”, explicou o deputado Raimundo Belo (PSB), presidente da CPI.

Contratos

Os convênios variam a cada ano. Em 2009, por exemplo, o montante chegou a R$ 1,44 milhões, se limitando a beneficiar Remo e Paysandu. Já o de 2012 envolveu os clubes que disputaram o Campeonato Paraense da Primeira Divisão em sua segunda fase, o que totaliza oito participantes. Este ano, a cifra movimentada foi de R$ 2,34 milhões.

Globo Esporte.com, 19/06/2013