Assoremo
Assoremo

As demandas por maior participação política dos torcedores dentro do Clube do Remo tem gerado reações mistas entre os conselheiros e beneméritos. O presidente do Conselho Deliberativo, Manoel Ribeiro, chegou a declarar que “Quando os torcedores se tornarem sócios, eles poderão reivindicar participação. Enquanto forem apenas torcedores, o local deles vai ser as arquibancadas do Baenão”.

Em resposta a essa declaração, torcedores associados do clube resolveram criar um grupo para aumentar seu poder de reivindicação e participação no clube. Esse é o objetivo principal da Associação dos Sócios do Clube do Remo – Assoremo, fundada em reunião na última terça-feira, 26/11.

O empresário André Anaisse, um dos principais apoiadores da empreitada, defende que a ideia da associação é unificar os sócios na luta por democracia dentro do clube. “Vínhamos fazendo reuniões há algum tempo e unimos vários grupos de remistas para criar essa associação, que busca defender os interesses dos sócios do Remo, defender o patrimônio do clube e até mesmo ajudar o Leão financeiramente mais na frente”, explicou Anaisse.

No momento, o grupo passa por um processo de regulamentação. A ata da primeira reunião foi registrada em cartório na última quarta-feira com os nomes do comando provisório da associação, presidida nos próximos seis meses por Thiago Passos, advogado e sócio do clube. “Pretendemos até o final do ano arregimentar cerca de mil torcedores”, define Anaisse, que cita a iniciativa como importante para ajudar a crescer o próprio quadro social do clube, que atualmente conta com apenas 400 sócios adimplentes.

Grupo evita apoiar candidatos

Diretamente envolvidos com a carreata da Remocracia, o Domingo Azul e o abaixo-assinado por Diretas Já, os fundadores da Assoremo levantaram a discussão junto à torcida do voto direto para a direção do clube. Com a proximidade do processo eleitoral no Leão Azul e a confirmação de duas chapas, foi perguntado a André Anaisse como a associação se posiciona em relação ao pleito. A resposta foi pouco animada com as perspectivas.

“Nós sabemos que o Sérgio Cabeça vai se reeleger. Enquanto as eleições não forem democráticas, com os sócios podendo votar na direção do clube, a Assoremo não vai apoiar ninguém”, afirmou André. Para ele, no entanto, a criação da associação é a garantia que esse panorama deve mudar. “Estes serão os dois últimos anos que o Remo estará entregue à sorte e às decisões de quem faz do clube o seu quintal. O centenário Clube de Periçá será dos seus verdadeiros donos: os seus sócios!”, assevera Anaisse.

Diário do Pará, 30/11/2012