Apenas os 143 conselheiros terão direito a voto
Apenas os 143 conselheiros terão direito a voto

O Remo divulgou, ontem, as regras para as eleições presidenciais do clube, que irá acontecer amanhã, na sede social da Avenida Nazaré. De acordo com o cronograma, as urnas serão abertas a partir das 19h e a votação ocorrerá até às 21h. A apuração dos votos iniciará imediatamente após o fechamento das urnas. Como já era esperado, apenas duas chapas foram homologadas na segunda-feira passada, último prazo para as inscições: a chapa da situação, que tem Sérgio Cabeça como candidato à reeleição, e a chapa de oposição, liderada pelo médico Roberto Macedo.

De acordo com o programa divulgado, apenas terão direito a voto os 143 conselheiros atuais – 100 efetivos, 10 grandes beneméritos, 27 beneméritos, quatro ex-presidentes do clube e dois ex-presidentes do Conselho Deliberativo (Condel). Segundo o Estatuto Social que está em vigência, os associados votam apenas na eleição do Condel, que ocorre de quatro em quatro anos. Como os 100 conselheiros efetivos foram eleitos em 2010, a configuração atual do órgão colegiado será mantida até dezembro de 2014, quando um novo pleito será realizado.

De acordo com a proposta de reforma estatutária que será votada no final do mês ou no início de dezembro, somente a partir da próxima eleição é que o sócio azulino terá o direito de escolher o presidente executivo em uma eleição direta.

Manoel Ribeiro será o candidato único das duas chapas à presidência do Condel.

O Liberal, 05/12/2012