Max Fernandes e Max Fernandes Júnior
Max Fernandes e Max Fernandes Júnior

Enquanto aguarda o início da preparação para o Campeonato Paraense de 2013, o Remo entra definitivamente em ritmo de eleição. Duas chapas devem ser inscritas até o fim da tarde de hoje, na sede social da avenida Nazaré. A situação, com a chapa “Reconstrução e Seriedade”, terá Sérgio Cabeça como candidato à reeleição e para a vice-presidência o vereador Zeca Pirão. A segunda chapa – “Profissionalização” -, tem como candidato à presidência o médico Roberto Macedo e, para seu vice, o candidato é Max Fernandes Júnior.

Por determinação do Conselho Deliberativo, que vem sendo comandado pelo vice-presidente Benedito Sá desde que o presidente Manoel Ribeiro sofreu um grave acidente automobilístico há duas semanas, o pleito deste ano ainda será disputado pelo regime do voto indireto. O que significa que apenas os conselheiros do clube terão direito a escolher o grupo que comandará os destinos do Leão Azul nos próximos dois anos.

Mesmo sofrendo com o desgaste pela péssima temporada do clube dentro dos gramados – perdeu o título estadual para o Cametá e foi eliminado na segunda fase da Copa do Brasil e nas oitavas de final da Série D -, Sérgio Cabeça sai como favorito neste pleito. Como o Conselho Deliberativo atual foi eleito juntamente com ele, em 2010, é pouco provável que a chapa de oposição capitaneada por Roberto Macedo consiga arregimentar um número de conselheiros capaz de superar os votos da situação.

Isso sem falar no fato de que Sérgio Cabeça conta com o apoio dos “cardeais” – grupo formado pelos mais influentes beneméritos e grandes beneméritos azulinos, incluindo nomes como Antônio Carlos Teixeira, o Tonhão, Ronaldo Passarinho, José Licínio Carvalho, Raphael Levy, entre outros. No entanto, há quem garanta que nos três meses em que foi único candidato declarado à presidência do clube, Roberto Macedo e seu grupo teriam conseguido garantir o apoio de pelo menos 30 dos atuais conselheiros do clube.

Amazônia, 03/12/2012