Angelo Carrascosa
Angelo Carrascosa

O Remo pode começar o próximo ano com um novo Estatuto. Na noite de hoje, os conselheiros do clube apresentarão a versão final da proposta para reformulação do documento, que segue tendo praticamente o mesmo texto desde a década de 1970. As ideias foram analisadas por uma comissão de cinco membros – Angelo Carrascosa, Altemar Paes, Domingos Sávio, Jonas Campos e Silas Moinho – e serão levadas para votação do Conselho Deliberativo (Condel). Caso aprovadas, irão para novo pleito, em Assembleia Geral com os sócios, provavelmente em janeiro de 2013.

Entre as propostas, estão a realização de eleições diretas para a presidência do executivo, como já acontece no Paysandu e na Tuna Luso, a diminuição no número de conselheiros eleitos, de 100 para 50, com 25 suplentes ao invés dos atuais 50, e a implantação do mecanismo de “ficha limpa” para as candidaturas do executivo. Com isso, os candidatos não podem ter condenações na Justiça para pleitear aos cargos de presidente e vice do clube. Outra proposta é a de implantar uma maior vigilância nos gastos do executivo para tentar evitar o repasse de dívidas para as próximas gestões.

Outras propostas a serem apresentadas serão as de limitar o direito do presidente a concorrer, no máximo, a uma reeleição, a possibilidade de impeachment do presidente por atos que prejudiquem o patrimônio material e imaterial do clube e a contribuição dos conselheiros de 1/3 do salário mínimo para financiar as despesas do órgão.

Responsável pela mais recente proposta de reforma estatutária do Remo, o ex-vice-presidente do Condel, o promotor público Benedito Wilson Sá, o documento levou quase seis meses para ser elaborado, possui 188 artigos e está completamente alinhado com o novo Código Civil Brasileiro. “O estatuto do Clube do Remo passou por pequenas reformas nas últimas décadas, mas a última grande mudança ocorreu na década de 70. É preciso uma modernização. Quase todos os clubes, por exemplo, já adotaram a eleição direta”, destacou o promotor público, destacando ainda os pontos mais relevantes do seu projeto.

O Liberal/Lance, 10/12/2012