Sérgio Cabeça
Sérgio Cabeça

O futuro do Remo começou a ser traçado na noite de ontem. O engenheiro civil Sérgio Cabeça, da chapa de situação, foi reeleito presidente do clube para o biênio 2013/2014. Seu adversário no pleito, o médico Roberto Macedo, não conseguiu reunir votos suficientes para derrubar a influência dos “cardeais” no Conselho Deliberativo (Condel) remista. Cabeça vai assumir o novo mandato a partir de 05/01, com a missão de resgatar o futebol, as finanças e a parte física de um clube que há anos vem sofrendo com problemas crônicos nessas áreas.

A movimentação começou cedo na sede social do Clube do Remo, na avenida Nazaré. O clima foi tranquilo durante toda a noite. Apenas conselheiros e a imprensa podiam ter acesso ao local, mas isso não impediu que alguns torcedores preparassem um protesto, na calçada em frente ao “Palacete Azulino”. Faixas com as inscrições “Diretas Já!”, “Eu quero votar” e “Torcedor é para encher estádio e não seu bolso” demonstravam bem a insatisfação de parte dos torcedores remistas.

Ciente da necessidade de resultados imediatos, o presidente reeleito prometeu que o Remo será novamente campeão paraense em 2013 e que até o final de seu mandato o clube estará de volta à Série C do Brasileiro. Ele também garantiu que a eleição de ontem foi a última realizada pelo voto indireto no clube. “A emoção é grande. Tenho certeza que com o meu vice-presidente nós vamos reerguer o futebol profissional do Clube do Remo, pagar todas as dívidas e trazer de novo o associado para o clube”, projetou.

Apesar de saber que era quase impossível sofrer uma derrota dentro do Condel azulino, o grupo político do atual presidente trabalhou forte nos bastidores para que Macedo não tivesse qualquer chance de surpreender. O atual momento do Remo dentro de campo – sem conquistar títulos há quatro anos e sem divisão no Campeonato Brasileiro – e a presença de Paulo Mota, atual vice-presidente, ao lado da oposição, causavam algum temor.

A primeira atitude do presidente reeleito será reestruturar o departamento de futebol. Já neste final de semana, Sérgio Cabeça deve se reunir com seu novo vice-presidente, Zeca Pirão, para definir o grupo de trabalho responsável por gerir o Leão Azul dentro de campo. “Vamos nomear um vice-presidente de futebol para reestruturar todo o departamento. Temos um profissional de fora do Estado quase fechado para ser o novo supervisor de futebol remunerado e vamos cobrar resultados dele”, garantiu Cabeça.

Iniciada às 19h30, no salão nobre da sede social azulina, a votação encerrou-se às 21h30. O resultado foi conhecido pouco depois das 22h. Compareceram ao evento 112 conselheiros. O atual presidente teve 83 votos e Macedo, 24 votos. Foram quatro votos em branco e um nulo. O grande benemérito Manoel Ribeiro, que está em recuperação de um acidente automobilístico, foi reeleito para a presidência do Condel, dessa vez tendo o ex-presidente e benemérito Raphael Levy como seu vice. A chapa única para o Conselho recebeu 100 votos, com 11 brancos e um nulo. O primeiro secretário será Moacir Claúdio Gomes e o segundo Antônio Almeida. O Conselho Fiscal também foi eleito ontem.

O Liberal, 07/12/2012