Josué Teixeira
Josué Teixeira

Na véspera da partida decisiva contra o Independente, no Mangueirão, quando o Clube do Remo precisa reverter o placar de 2 a 0 feito pelo Galo Elétrico, em Tucuruí, o técnico Josué Teixeira concedeu uma entrevista coletiva para desmentir declarações do meia Eduardo Ramos sobre a situação da lesão na coxa que o tirou das semifinais do Parazão.

O treinador foi enfático em afirmar que o meia não tem condições de jogo. O atleta foi procurado para que pudesse comentar as declarações dadas pelo treinador durante a coletiva, mas não atendeu as ligações.

“O que sei do atleta: primeiro, é que tem um laudo nessa semana, aliás, dois laudos, de segunda-feira (17/04) e de quinta-feira (20/04) e, nesses dois laudos, não teve nenhuma evolução na recuperação do atleta. Hoje (sábado), o Flamel está na frente dele na recuperação”, disse Josué.

A declaração do treinador responde a comentários do meia, que alegou aos torcedores na sexta-feira (21/04), através das redes sociais, que teria sido vetado por opção técnica pois, se dependesse dele, “jogaria com uma perna só”.

“A gente lamenta ser citado de uma forma covarde, de uma forma mentirosa, por um atleta que não converso com ele provavelmente tem uns 10 dias, porque ele está em fase de recuperação física, clínica”, afirmou o treinador, que se disse surpreso com os comentários do atleta.

“Ser surpreendido com uma colocação de quem vetou ele foi a comissão técnica demonstra realmente quem é a pessoa que está falando, porque não teve nem dignidade de falar comigo, foi na rede social. Quando respondi, não respondi a ele, porque falo na cara das pessoas. Respondi a um torcedor que estava lamentando ele não jogar e pedindo a escalação”, completou.

Ainda de acordo com Teixeira, a demora na recuperação de Eduardo Ramos é consequência da falta de compromisso do atleta com o tratamento.

“Por mais que o Departamento Médico faça o tratamento dele, se o atleta, na hora de repouso dele, não se respeitar, ele não vai respeitar o clube, a instituição. De uma maneira geral, ele falta com respeito com todos, quando afirma que jogaria com uma perna só. Ele teve a possibilidade de fazer isso lá (em Macapá-AP) contra o Santos (AP). Tinha uma perna para jogar boa e não jogou. Quem vive com uma perna só é Saci Pererê, que vive de mentiras. Acho que o personagem encaixa perfeitamente”, disse Josué.

Para o técnico azulino, Eduardo Ramos deveria ter preservado sua saúde em horas de repouso, em vez de participar de eventos que podem comprometer a sua recuperação.

“O atleta que está com lesão muscular grau 2 não pode passar uma semana fazendo só um tratamento e faltando aos outros. Não pode um atleta que está em recuperação muscular, em tratamento, ir para a noite em Salinas e comemorar no pagode, subir no palco para cantar. Não pode! Não pode um atleta que está em recuperação muscular, em tratamento, postar foto com copo de cerveja saindo da noite. Não pode um atleta que está em recuperação ter tirado foto com 4 latas de cerveja e afirmar que realmente estava bebendo. Esse atleta não vai nunca recuperar no prazo estimado pelo Departamento Médico”, disparou.

Apesar do descontentamento com a postura do jogador, Josué Teixeira diz que o desentendimento entre ele e Eduardo Ramos não irá afetar o clima no Leão.

“Nosso ambiente está ótimo. Todo mundo foi surpreendido com a afirmativa do jogador, porque ele ofendeu os outros jogadores. Quando ele assume que pode jogar com uma perna só, ele se acha melhor que qualquer jogador do elenco e o que é pior: ele desrespeita o próprio adversário. Humildade zero, respeito zero”, disse.

“A gente sabe que o adversário é difícil, mas temos a nossa torcida que vai apoiar e tenho certeza que vamos dar uma resposta positiva no próximo jogo. Encerro esse assunto do ‘Saci Pererê’ e vamos focar nos jogadores para dar uma resposta. Inclusive, hoje (sábado), ele não veio para o tratamento. A gente não tem nem o que citar desse jogador”, concluiu o treinador.

Na mesma entrevista coletiva, o diretor de futebol Marco Antônio Pina, o “Magnata”, lamentou a postura de Eduardo Ramos e não poupou críticas ao atleta.

“O único ‘mito’ que existe no clube é a torcida. Se não fosse ela, este clube não existiria mais. Então, jogador nenhum, jamais, se sobrepõe à instituição Clube do Remo. Tem que existir respeito e compromisso e, infelizmente, o atleta Eduardo Ramos não está tendo compromisso com a instituição Clube do Remo, com os colegas dele de trabalho, com a diretoria e, principalmente, com a torcida, que paga o salário dele, que honra, que deixa de comprar uma lata de leite para ir ao estádio ver o jogo. O Clube do Remo não aceita este tipo de conduta de atleta nenhum. Ele foi importante, é importante, ajudou em conquistas, mas ‘mito’ no Remo é somente a torcida”, declarou.

Segundo o dirigente, o foco do clube, entretanto, é a partida de domingo (23/04). Somente após o jogo é que o clube deverá decidir qual será o destino de Eduardo Ramos.

“É lamentável, como disse o Josué. A diretoria não aceita a conduta do Eduardo Ramos. Com certeza, previdências serão tomadas pelo presidente do clube, Manoel Ribeiro. Vamos sentar e conversar, porque esta semana, particularmente, não vi o Eduardo Ramos aqui. Quando ele vem ao tratamento, sai tão rápido que ninguém vê. Vamos parar por aqui e focar no jogo. É a competição que interessa e, à partir de segunda-feira (24/04), o presidente irá se manifestar”, encerrou.

Globo Esporte.com, 22/04/2017